Nome da Atividade
PEDAGOGIAS DA INFÂNCIA
CÓDIGO
17350183
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Pedagogias da Infância: epistemologias e práticas. Professores e crianças como sujeitos de direitos. Pedagogos e suas pedagogias: princípios e modelos.

Objectives

Objetivo Geral:

Estudar e analisar as pedagogias da infância. Analisar modelos pedagógicos que defendem a escola pública e a democracia. Conhecer pedagogias que defendem e respeitam as crianças e os professores como sujeitos de direitos, socioculturais e de conhecimento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • KORCZAK, Janusz. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981.
  • LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6ed. São Paulo: Autêntica, 2017.
  • OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Pedagogia(s) da Infância. Dialogando com o passado. Construindo o futuro.. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • MEIRIEU, Philippe. A pedagogia entre o dizer e o fazer: a coragem de começar. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • RANCIÉRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. 2ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

Bibliografia Complementar:

  • CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999;
  • DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • FREINET, Celestin. O método natural. Lisboa, Estampa, 1977.
  • RODRÍGUEZ, Simon. Inventamos ou erramos. São Paulo: autêntica, 2016.
  • SOËTARD, Michel. Johann Pestalozzi. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Massangana, 2010.

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