Nome da Atividade
EDUCAÇÃO INFANTIL I
CÓDIGO
17350214
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História e Políticas Públicas para a educação das crianças. Concepções da pequena infância e implicações do cuidar e educar. Especificidades dos bebês e crianças pequenas: linguagens, culturas, relações e formas de participação nas escolas de educação infantil.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer aspectos da história da infância e das políticas públicas na organização das instituições de Educação Infantil, identificando as peculiaridades das creches e articulando as noções de educação e de cuidado.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • DAHLBERG, Gunilla, MOSS, Peter; PENCE, Alan. Qualidade na educação da primeira infância: perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: Artmed, 2003. FOCHI, Paulo. Afinal, o que os bebês fazem no berçário? Porto Alegre: Penso, 2015. GONZALEZ-MENA, Janet. O cuidado com bebês e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidado baseado em relações qualificadas. 9. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. KUHLMANN Jr, Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. 5. ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • ARCE, Alessandra. A infância brasileira e a história das ideias pedagógicas: astros e traços de uma construção social do ser criança. São Carlos: EdUFSCar, 2010. BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002. DEL PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2006. KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Em busca da pedagogia da infância: pertencer e participar. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. MARTINS FILHO, Altino José (Org.) Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Mediação, 2016.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRÁTICAS EDUCATIVAS III Pedagogia (Licenciatura - Noturno)

Page generated on 2024-12-23 08:30:42 (query took 0.114385s)