Nome da Atividade
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CÓDIGO
17350313
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34

Ementa

Debate a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação. Aborda questões essenciais para o desenvolvimento da Educação Ambiental nas escolas. Busca refletir sobre os referenciais teórico-metodológicos relacionados à sustentabilidade, configurada como um dos objetivos da Educação Ambiental e pretende oportunizar a construção de estratégias pedagógicas que integrem a Educação Ambiental no contexto escolar.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo geral:
• Compreender o processo histórico da problemática ambiental e sua inter-relação com a dimensão política, econômica e cultural da sociedade, construindo conhecimentos e ações pedagógicas em Educação Ambiental, em contextos formais e não formais da educação, que venham ao encontro dos ideais de uma sociedade pautada nos princípios de justiça social e sustentabilidade ambiental.


Objetivo(s) específico(s):
• Aprofundar teórica e metodologicamente os temas que envolvem a construção da Educação Ambiental no ambiente escolar.
• Estudar acerca do processo de globalização econômica e suas consequências para a crise socioambiental da atualidade.
• Refletir criticamente acerca da dimensão metodológica, epistemológica e teórica que abarcam os múltiplos e distintos entendimentos acerca da Educação Ambiental.
• Analisar a Educação Ambiental em contextos formais e não formais da educação.
• Estudar os movimentos sociais, as populações tradicionais e sua articulação com a Educação Ambiental.

Conteúdo Programático

1.Fundamentos da Educação Ambiental:

1.1.O movimento ecológico no Brasil e na América Latina.
1.2.Globalização, consumo e crise socioambiental.
1.3. Política Nacional de Educação Ambiental; Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA); Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Ambiental.
1.4.As múltiplas dimensões de fazer e pensar a Educação Ambiental: correntes teóricas e metodológicas.
1.5.Relação entre ciência, tecnologia e sociedade articulada às questões ambientais.
1.6. Crise socioambiental e mundo do trabalho: processos de precarização da força de trabalho na atualidade.

2.Educação Ambiental em espaços educativos formais e não formais:

2.1. Reflexões sobre a construção da Educação Ambiental na escola.
2.2. Comunidades tradicionais, cooperativismo e Educação Ambiental.
2.3. Justiça ambiental; conflitos ambientais.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO AMBIENTAL Educação (Especialização)

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