Nome da Atividade
S.A.: CONCEITO DE CULTURA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR
CÓDIGO
17350314
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina pretende problematizar e estudar os conceitos de cultura escolar e de instituição escolar para proporcionar reflexões e discussões aos mestrandos e doutorandos pesquisadores inseridos no campo da História da Educação. Esses conceitos são mobilizados na maioria das pesquisas historiográficas educacionais, entendendo os objetos investigativos circunscritos por práticas e modos escolares de culturas escolares específicas e inseridos em instituições educativas formais ou não formais que se caracterizam por identidades específicas. Neste sentido os conceitos auxiliarão a entender o percurso teórico metodológico da pesquisa.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Cultura Escolar
1.1 História e historiografia do conceito de cultura escolar;
1.2 Revisão sistemática de estudos sobre cultura escolar;
1.3 Possibilidades investigativas e operacionais do conceito de cultura.
2. Instituições Escolares
2.1 História e historiografia do conceito de instituições escolares;
2.2 Revisão sistemática de estudos sobre instituições escolares;
2.3 Categorias analíticas emergentes do conceitos de instituição escolar;
2.4 Projetos de pesquisa sobre instituições escolares.
3. Projetos de Pesquisas
3.1 Estudos comparativos e de natureza empíricoconceitual sobre os problemas suscitados na escola com a diversidade cultura
1.1 História e historiografia do conceito de cultura escolar;
1.2 Revisão sistemática de estudos sobre cultura escolar;
1.3 Possibilidades investigativas e operacionais do conceito de cultura.
2. Instituições Escolares
2.1 História e historiografia do conceito de instituições escolares;
2.2 Revisão sistemática de estudos sobre instituições escolares;
2.3 Categorias analíticas emergentes do conceitos de instituição escolar;
2.4 Projetos de pesquisa sobre instituições escolares.
3. Projetos de Pesquisas
3.1 Estudos comparativos e de natureza empíricoconceitual sobre os problemas suscitados na escola com a diversidade cultura
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: CONCEITO DE CULTURA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: CONCEITO DE CULTURA E INSTITUIÇÃO ESCOLAR | Educação (Doutorado) |