Nome da Atividade
S.A.: ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO
CÓDIGO
17350325
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina "Estudos sobre Currículo" tem por objetivo analisar as origens do campo de estudos do currículo e alguns estudos contemporâneos sobre o currículo, discutindo suas contribuições e implicações para a prática e a pesquisa educacional. Mais especificamente, pretende-se discutir questões relacionadas à prática pedagógica, aos conhecimentos escolares, ao ensino e ao trabalho docente, privilegiando as relações entre currículo, cultura, poder e identidades sociais e culturais desde as perspectivas teórico-metodológicas das teorias críticas e pós-críticas em educação. Com esse encaminhamento visa-se proporcionar aos estudantes instrumentos de ordem conceitual e metodológica que facilitem a problematização de seus objetos de investigação relacionados ao currículo, ao ensino e ao trabalho docente, desde as perspectivas teóricas indicadas.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Introdução
− As primeiras aparições do termo currículo
− O surgimento do campo teórico
2. As primeiras construções teóricas: teorias tradicionais
− Influências tayloristas na educação
− Bobbit e “O Currículo”
− Tyler e a racionalidade técnica no currículo
3. O campo das teorias educacionais críticas
− As primeiras formulações críticas ao campo tradicional do currículo
− Teorias da reprodução e teorias da resistência
− A crítica neomarxista, currículo e cultura
− A Nova Sociologia da Educação
4. Currículo e Teorias Pós-críticas: Multiculturalismo, Estudos Culturais, Pós-estruturalismo e Pós-colonialismo
− Currículo e Multiculturalismo
− Currículo e Pós-Colonialismo
− Currículo e Pós-estruturalismo
− Estudos Culturais e Currículo
− Currículo, Poder e Identidades
5. Currículo como teoria itinerante
− Debate curricular na pesquisa educacional no Brasil
− As primeiras aparições do termo currículo
− O surgimento do campo teórico
2. As primeiras construções teóricas: teorias tradicionais
− Influências tayloristas na educação
− Bobbit e “O Currículo”
− Tyler e a racionalidade técnica no currículo
3. O campo das teorias educacionais críticas
− As primeiras formulações críticas ao campo tradicional do currículo
− Teorias da reprodução e teorias da resistência
− A crítica neomarxista, currículo e cultura
− A Nova Sociologia da Educação
4. Currículo e Teorias Pós-críticas: Multiculturalismo, Estudos Culturais, Pós-estruturalismo e Pós-colonialismo
− Currículo e Multiculturalismo
− Currículo e Pós-Colonialismo
− Currículo e Pós-estruturalismo
− Estudos Culturais e Currículo
− Currículo, Poder e Identidades
5. Currículo como teoria itinerante
− Debate curricular na pesquisa educacional no Brasil
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO | Educação (Doutorado) |