Nome da Atividade
S.A.: GOVERNANDO DOCÊNCIAS: POLÍTICAS CURRICULARES, CURRÍCULOS, DISCURSOS E DISPUTAS
CÓDIGO
17350332
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O seminário tem como foco discutir e problematizar as diferentes concepções, noções, discursos e esperanças que disputam tipos de docências, políticas curriculares e currículos das licenciaturas na contemporaneidade. Sugere-se que esse movimento, em torno da docência e da sua formação, conduz tecnologias políticas de governo que buscam, por diferentes meios, transformar as condutas docentes (subjetividades e identidades) e governá-las sob certos princípios e interesses.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Apresentação da temática e proposta do seminário
1. Perspectiva teórica e conceitual: tecnologia políticas, poder, governo, sujeitos/subjetivação
- Docência como uma questão de controle e governo
2. Emergência do trabalho docente enquanto um trabalho profissional
Aspectos históricos, sociais, políticos
3. Tecnologias políticas e o governo das docências contemporâneas
- Demandas neoliberais e globais
- Políticas curriculares, currículos
- Políticas de avaliação
- Instituições empresariais (movimentos, fundações, etc.)
- Formação não presencial
- Disputas entre a concepção de docentes autênticos e reformados
4. Seminários
5. Avaliação
1. Perspectiva teórica e conceitual: tecnologia políticas, poder, governo, sujeitos/subjetivação
- Docência como uma questão de controle e governo
2. Emergência do trabalho docente enquanto um trabalho profissional
Aspectos históricos, sociais, políticos
3. Tecnologias políticas e o governo das docências contemporâneas
- Demandas neoliberais e globais
- Políticas curriculares, currículos
- Políticas de avaliação
- Instituições empresariais (movimentos, fundações, etc.)
- Formação não presencial
- Disputas entre a concepção de docentes autênticos e reformados
4. Seminários
5. Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica: