Nome da Atividade
S.A.: TEORIAS DE CURRÍCULO E IMAGENS
CÓDIGO
17350333
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O Seminário Avançado estuda e discute Teorias de Currículo, a partir de leituras e debates de textos de referência sobre o tema, aos quais será articulada a análise de algumas pesquisas com imagens, de forma a subsidiar abordagens metodológicas de investigação.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Introdução: apresentação da proposta do Seminário
I – Concepções de Currículo e Planejamento Curricular
- Currículo e a produção de sentidos;
- Planejamento curricular e relações de poder.
II – Currículo e Conhecimento.
- Conhecimento escolar;
- Discurso Pedagógico;
- Políticas Educacionais no Brasil e conhecimento escolar.
III – Organização disciplinar escolar e Integração Curricular
- Disciplina;
- Currículo disciplinar;
- Políticas de integração curricular;
- Integração curricular e democracia na escola.
IV – Prática e Cotidiano
- Estudos da escola;
- Interacionismo simbólico;
- Currículo e prática;
- Estudos nos/dos/com o cotidiano.
V – Emancipação e resistência
- Reconfiguração das teorias da resistência;
- Espaços e práticas emancipatórias em cotidianos escolares;
- Resistência e emancipação.
VI – Cultura
- Conceitos;
- Estudos culturais;
- Cultura e sistema de significação;
- Pós-colonialismo, currículo e hibridismo cultural.
VII - Identidade e Diferença
- Identidades fixadas e descentramento de identidades;
-Políticas de Identidade;
-Perspectivas dos estudos culturais
VIII - Política Curricular e Imagens
- Concepções de política;
- Políticas de currículo e suas imagens;
- Currículo Itinerante.
Síntese dos estudos realizados e Avaliação
I – Concepções de Currículo e Planejamento Curricular
- Currículo e a produção de sentidos;
- Planejamento curricular e relações de poder.
II – Currículo e Conhecimento.
- Conhecimento escolar;
- Discurso Pedagógico;
- Políticas Educacionais no Brasil e conhecimento escolar.
III – Organização disciplinar escolar e Integração Curricular
- Disciplina;
- Currículo disciplinar;
- Políticas de integração curricular;
- Integração curricular e democracia na escola.
IV – Prática e Cotidiano
- Estudos da escola;
- Interacionismo simbólico;
- Currículo e prática;
- Estudos nos/dos/com o cotidiano.
V – Emancipação e resistência
- Reconfiguração das teorias da resistência;
- Espaços e práticas emancipatórias em cotidianos escolares;
- Resistência e emancipação.
VI – Cultura
- Conceitos;
- Estudos culturais;
- Cultura e sistema de significação;
- Pós-colonialismo, currículo e hibridismo cultural.
VII - Identidade e Diferença
- Identidades fixadas e descentramento de identidades;
-Políticas de Identidade;
-Perspectivas dos estudos culturais
VIII - Política Curricular e Imagens
- Concepções de política;
- Políticas de currículo e suas imagens;
- Currículo Itinerante.
Síntese dos estudos realizados e Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: TEORIAS DE CURRÍCULO E IMAGENS | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: TEORIAS DE CURRÍCULO E IMAGENS | Educação (Doutorado) |