Nome da Atividade
S.A.: CURRÍCULO COMO UMA TECNOLOGIA DISCURSIVA DE GOVERNAÇÃO
CÓDIGO
17350335
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Perspectiva Pós-críticas e currículo. Currículo como tecnologia discursiva de governação das condutas: governação, discursos, sujeitos.
Objectives
Objetivo Geral:
O seminário tem dois objetivos:1. estudar e problematizar o conceito de currículo como uma tecnologia discursiva de governação, ou seja, como um instrumento envolvido, com tantos outros, na produção, constituição e governos de condutas humanas;
2. aproximação com estudos (dissertações e teses) que operam com o tema currículo nesta perspectiva.
Conteúdo Programático
Apresentação do curso e da temática
Perspectiva Pós-críticas e currículo
Currículo como tecnologia discursiva de governação: tecnologia, discursos, sujeitos, governação
Currículo como tecnologia discursiva de governação: efeitos
- Política curricular e currículo: Educação Básica e Formação docente
Seminário final e avaliação
Perspectiva Pós-críticas e currículo
Currículo como tecnologia discursiva de governação: tecnologia, discursos, sujeitos, governação
Currículo como tecnologia discursiva de governação: efeitos
- Política curricular e currículo: Educação Básica e Formação docente
Seminário final e avaliação
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: CURRÍCULO COMO UMA TECNOLOGIA DISCURSIVA DE GOVERNAÇÃO | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: CURRÍCULO COMO UMA TECNOLOGIA DISCURSIVA DE GOVERNAÇÃO | Educação (Doutorado) |