Nome da Atividade
S.A.: OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
CÓDIGO
17350339
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
As práticas docentes em sua dimensão social e coletiva. Contribuições de educadores brasileiros contemporâneos para a compreensão das práticas docentes. Perspectivas teóricas, metodológicas e políticas. Práticas docentes, intencionalidades pedagógicas e processos formativos.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Dermeval Saviani e a Pedagogia Histórico-Crítica
2. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa
3. José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
4. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas
5. Sínteses interpretativas e processos de formação de professores
2. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa
3. José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos
4. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas
5. Sínteses interpretativas e processos de formação de professores
Bibliografia
Bibliografia Básica: