Nome da Atividade
S.A.: OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
CÓDIGO
17350339
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

As práticas docentes em sua dimensão social e coletiva. Contribuições de educadores brasileiros contemporâneos para a compreensão das práticas docentes. Perspectivas teóricas, metodológicas e políticas. Práticas docentes, intencionalidades pedagógicas e processos formativos.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

1. Dermeval Saviani e a Pedagogia Histórico-Crítica

2. A prática social como ponto de partida e de chegada da prática educativa

3. José Carlos Libâneo e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos

4. A busca de uma escola que articule a formação cultural e científica com práticas socioculturais locais e cotidianas

5. Sínteses interpretativas e processos de formação de professores

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
S.A.: OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS Educação (Mestrado acadêmico)
S.A.: OS SENTIDOS DA PRÁTICA DOCENTE NO DIÁLOGO COM EDUCADORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS Educação (Doutorado)

Page generated on 2025-07-31 17:24:36 (query took 0.147985s)