Nome da Atividade
L.D.: PHILIPPE MEIRIEU - PENSAMENTO PEDAGÓGICO II
CÓDIGO
17350350
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A Leitura Dirigida analisa a pedagogia de Philippe Meirieu aprofundando aspectos conceituais relativos a intelegibilidade dos saberes pedagógicos; princípios, tensões e referências para a prática; momento pedagógico; ensino e relação pedagógica; pedagogia diferenciada.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Vida e obra de Philippe Meirieu
2. A Pedagogia: passagem entre ensinar e aprender
3. Inteligibilidade dos saberes pedagógicos: princípios, tensões e referências para a prática
4. Momento pedagógico: a resistência de ensinar e aprender
5. Ensino e relação pedagógica: mediação entre o aluno e o conhecimento; transmissão cultural; encontro com o outro; criação de sentido
6. Docência como conduta relacional e conduta pedagógica
7. Educabilidade e Pedagogia diferenciada
2. A Pedagogia: passagem entre ensinar e aprender
3. Inteligibilidade dos saberes pedagógicos: princípios, tensões e referências para a prática
4. Momento pedagógico: a resistência de ensinar e aprender
5. Ensino e relação pedagógica: mediação entre o aluno e o conhecimento; transmissão cultural; encontro com o outro; criação de sentido
6. Docência como conduta relacional e conduta pedagógica
7. Educabilidade e Pedagogia diferenciada
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
L.D.: PHILIPPE MEIRIEU - PENSAMENTO PEDAGÓGICO II | Educação (Mestrado acadêmico) |
L.D.: PHILIPPE MEIRIEU - PENSAMENTO PEDAGÓGICO II | Educação (Doutorado) |