Nome da Atividade
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360250
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
Ementa
Análise das questões contemporâneas na relação entre a Filosofia e a Educação, explorando as
contribuições das correntes filosóficas para o pensamento pedagógico e oportunizando atitudes
reflexivas. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação.
contribuições das correntes filosóficas para o pensamento pedagógico e oportunizando atitudes
reflexivas. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:Desenvolver com os acadêmicos do curso atitudes reflexivas para, embasado na Filosofia, identificar,
explorar e ampliar os conhecimentos empíricos e teóricos, problematizando questões pertinentes à
educação.
Objetivos específicos:
- Compreender o papel da Filosofia;
- Identificar as contribuições das correntes filosóficas para o pensamento pedagógico;
- Analisar questões contemporâneas da realidade educacional com as ferramentas ofertadas
pela Filosofia;
- Promover experiências teórico-práticas, partindo da Filosofia e relacionando-as com a Educação.
Conteúdo Programático
1. A Filosofia como ferramenta para olhar o mundo da Educação.
2. Correntes filosóficas e o pensamento pedagógico.
3. Questões contemporâneas da realidade educacional e as perspectivas filosóficas.
4. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação:
planejamento e ação.
2. Correntes filosóficas e o pensamento pedagógico.
3. Questões contemporâneas da realidade educacional e as perspectivas filosóficas.
4. Experiências teórico-práticas na relação entre Filosofia e Educação:
planejamento e ação.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO | Educação (Especialização) |