Nome da Atividade
ESCOLA: CONTEXTOS E PROCESSOS FORMATIVOS
CÓDIGO
17360251
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
34
Ementa
A disciplina Escola: Contextos e Processos Formativos problematizará algumas das discussões que estão presentes no campo educativo-escolar. Nesse sentido, provocará as/os discentes a refletirem sobre: as instituições escolares, seus contextos e processos formativos; a qualidade da educação; a cultura e o cotidiano escolar; o projeto político-pedagógico; a formação e o trabalho docente; a gestão do trabalho pedagógico na escola e a avaliação da aprendizagem.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geral:Problematizar os contextos e os processos formativos desenvolvidos na escola considerando as discussões sobre qualidade da educação, cultura e cotidiano, projeto político-pedagógico, formação e trabalho docente, gestão do trabalho pedagógico e avaliação da aprendizagem.
Objetivo(s) específico(s):
Discutir as instituições escolares na hodiernidade, seus contextos e processos formativos;
Refletir sobre o conceito de qualidade da educação;
Entender o significado de cultura e cotidiano escolar e suas implicações para o ato educativo;
Identificar os aspectos constituintes dos projetos político-pedagógicos e suas potencialidades educativo-formativas;
Debater sobre a formação e o trabalho docente, bem como suas relações com as propostas educativas desenvolvidas na escola;
Compreender a importância do debate sobre a gestão do trabalho pedagógico na escola;
Reconhecer os principais estudos no campo da avaliação e seus contributos para a promoção da aprendizagem do educando.
Conteúdo Programático
I. As instituições escolares na hodiernidade: contextos e processos formativos;
II. O conceito de qualidade da educação;
III. Cultura e cotidiano escolar;
IV. Projeto político-pedagógico;
V. Formação e trabalho docente;
VI. Gestão do trabalho pedagógico na escola;
VII. Avaliação da aprendizagem.
II. O conceito de qualidade da educação;
III. Cultura e cotidiano escolar;
IV. Projeto político-pedagógico;
V. Formação e trabalho docente;
VI. Gestão do trabalho pedagógico na escola;
VII. Avaliação da aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESCOLA: CONTEXTOS E PROCESSOS FORMATIVOS | Educação (Especialização) |