Nome da Atividade
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS I
CÓDIGO
17360264
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo do pensamento educacional e intencionalidades educativas (com destaque para a investigação das origens, desenvolvimento, impasses etc) presentes na história da humanidade, tomando como referência ideias de autores como Locke, Rousseau, Marx, Durkheim, Dewey, Paulo Freire e outros a serem selecionados.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
- Atividade prévia: Estudo do livro História das Ideias Pedagógicas, de Moacir Gadotti. 4 horas-aula
- Apresentação do Programa Geral da Disciplina. Perspectivas filosóficas e históricas das ideias pedagógicas 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Moderno – João Amós Comênio 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Iluminista – JeanJacques Rousseau 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Positivista – 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Socialista – Anton Semyonovich Makarenko 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Escola Nova 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Fenomenológico Existencialista 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Antiautoritário – Célestin Freinet 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Pierre Bourdieu 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Theodor Adorno 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação Brasileira 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro – Paulo Freire – 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação do Rio Grande do Sul e Pelotas 4 horas-aula
- Seminário de Encerramento 4 horas-aula
- Apresentação do Programa Geral da Disciplina. Perspectivas filosóficas e históricas das ideias pedagógicas 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Moderno – João Amós Comênio 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Iluminista – JeanJacques Rousseau 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Positivista – 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Socialista – Anton Semyonovich Makarenko 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Escola Nova 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Fenomenológico Existencialista 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Antiautoritário – Célestin Freinet 4 horas-aula
- Período reservado para leituras e preparação do trabalho final da disciplina. 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Pierre Bourdieu 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Crítico – Theodor Adorno 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação Brasileira 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro – Paulo Freire – 4 horas-aula
- Pensamento Pedagógico Brasileiro - História da Educação do Rio Grande do Sul e Pelotas 4 horas-aula
- Seminário de Encerramento 4 horas-aula
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS I | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: HISTÓRIA DAS IDEIAS PEDAGÓGICAS I | Educação (Doutorado) |