Nome da Atividade
L.D.: TÓPICOS EM INCLUSÃO ESCOLAR
CÓDIGO
17360269
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina visa oportunizar aos alunos a leitura de textos legais e artigos acadêmicos nacionais e internacionais relacionados a área de inclusão escolar. Oferece a discussão aprofundada, bem como orientação de leitura, análise e estratégias de estudo de tópicos específicos em torno da temática relacionados a linha de pesquisa ou objeto de dissertação do aluno, abordando bibliografias selecionadas pelo professor em conjunto com os alunos.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade 1: Introdução à disciplina (14 horas-aula)
Apresentação, leitura e discussão sobre:
-Características de textos acadêmicos
-Estratégias de leitura e estudo de textos acadêmicos
-Redação científica e plagiarismo
Unidade 2: Olhares sobre a deficiência: evolução histórica (17 horas-aula)
Leitura e discussão de artigos sobre:
- História da Educação especial – da exclusão à inclusão
- Conceituação e pressupostos da educação inclusiva
- Aspectos legais na constituição das políticas inclusivas: Leis, declarações e políticas de inclusão
Unidade 3: Transtornos do Espectro do Autismo e outras deficiências (de acordo com o tema de pesquisa do aluno) (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Características, definições e intervenções
Unidade 4: Pensando a prática inclusiva (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Estratégias de inclusão de alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência mental, TDAH etc.
-Formação e representação de professores
Avaliação parcial e final (3 horas-aula)
Apresentação, leitura e discussão sobre:
-Características de textos acadêmicos
-Estratégias de leitura e estudo de textos acadêmicos
-Redação científica e plagiarismo
Unidade 2: Olhares sobre a deficiência: evolução histórica (17 horas-aula)
Leitura e discussão de artigos sobre:
- História da Educação especial – da exclusão à inclusão
- Conceituação e pressupostos da educação inclusiva
- Aspectos legais na constituição das políticas inclusivas: Leis, declarações e políticas de inclusão
Unidade 3: Transtornos do Espectro do Autismo e outras deficiências (de acordo com o tema de pesquisa do aluno) (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Características, definições e intervenções
Unidade 4: Pensando a prática inclusiva (17 horas-aula)
Leitura e discussão sobre:
- Estratégias de inclusão de alunos com deficiências: autismo, deficiência visual, auditiva, paralisia cerebral, deficiência mental, TDAH etc.
-Formação e representação de professores
Avaliação parcial e final (3 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
L.D.: TÓPICOS EM INCLUSÃO ESCOLAR | Educação (Mestrado acadêmico) |
L.D.: TÓPICOS EM INCLUSÃO ESCOLAR | Educação (Doutorado) |