Nome da Atividade
S.A.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA
CÓDIGO
17360272
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina aborda conhecimentos sobre as características do Transtorno do Espectro do Autismo e suas implicações para o processo de ensino-aprendizagem destes indivíduos no ensino comum. Oferece o aprofundamento das abordagens educacionais para indivíduos com autismo baseadas na análise aplicada do comportamento e em recentes resultados de pesquisas na área.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação e Introdução à disciplina (4 horas-aula)
Unidade 1: Transtorno do Espectro do Autismo (16 horas-aula)
-TGD: Definição, Caracterização e Classificação (do DSM-IV para o DSM-V)
- TEA: Definição/ Caracterização e Classificação
- Etiologia e Prevalência
- Autismo em bebês
-Atenção compartilhada
-Abordagens explicativas (Teorias Afetivas, Teoria da Mente, Teoria do Processamento da Informação, Função Executiva, Teoria da Coerência Central, Neurônios-Espelho)
Unidade 2: Inclusão de alunos com autismo – conceitos fundamentais (20 horas-aula)
-Conceitos fundamentais baseados na análise aplicada do comportamento
Unidade 3: Pensando a prática inclusiva (20 horas-aula)
- Abordagens e práticas pedagógicas que facilitem a comunicação de estudantes com autismo no ensino comum
- Abordagens e práticas que facilitem a socialização de estudantes com autismo no ensino comum
- Análise e prevenção de problemas de comportamento
Avaliação parcial e final (8 horas-aula)
Unidade 1: Transtorno do Espectro do Autismo (16 horas-aula)
-TGD: Definição, Caracterização e Classificação (do DSM-IV para o DSM-V)
- TEA: Definição/ Caracterização e Classificação
- Etiologia e Prevalência
- Autismo em bebês
-Atenção compartilhada
-Abordagens explicativas (Teorias Afetivas, Teoria da Mente, Teoria do Processamento da Informação, Função Executiva, Teoria da Coerência Central, Neurônios-Espelho)
Unidade 2: Inclusão de alunos com autismo – conceitos fundamentais (20 horas-aula)
-Conceitos fundamentais baseados na análise aplicada do comportamento
Unidade 3: Pensando a prática inclusiva (20 horas-aula)
- Abordagens e práticas pedagógicas que facilitem a comunicação de estudantes com autismo no ensino comum
- Abordagens e práticas que facilitem a socialização de estudantes com autismo no ensino comum
- Análise e prevenção de problemas de comportamento
Avaliação parcial e final (8 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
S.A.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA | Educação (Mestrado acadêmico) |
S.A.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM TEA | Educação (Doutorado) |