Nome da Atividade
S.A.: PERSPECTIVAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA) E PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI)
CÓDIGO
17360273
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina apresenta duas perspectivas possíveis de serem implementadas para alavancar a educação inclusiva de estudantes com e sem deficiência: o Desenho Universal da Aprendizagem e o Plano Educacional Individualizado. Aborda os fundamentos teóricos e práticos de cada uma até a sua utilização conjunta no contexto escolar, considerando a universalização da aprendizagem e as particularidades do alunos de acordo com os princípios da educação inclusiva.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação e Introdução à disciplina (4 horas-aula)
Unidade 1: Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) (24 horas-aula)
• Princípios e fundamentos teóricos
• A prática pedagógica universalizada: o que isso significa?
Unidade 2: Plano Educacional Individualizado (PEI) (30 horas-aula)
• Histórico
• Definição, conceitos e princípios
• Características mínimas e fundamentais
• Elaboração, execução e revisão do PEI
• A prática pedagógica individualizada: o que isso significa?
Unidade 3: Perspectivas possíveis em Educação inclusiva DUA + PEI. (10 horas-aula)
- Compatibilidade da prática universal e individualizada na perspectiva da educação inclusiva
Unidade 1: Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) (24 horas-aula)
• Princípios e fundamentos teóricos
• A prática pedagógica universalizada: o que isso significa?
Unidade 2: Plano Educacional Individualizado (PEI) (30 horas-aula)
• Histórico
• Definição, conceitos e princípios
• Características mínimas e fundamentais
• Elaboração, execução e revisão do PEI
• A prática pedagógica individualizada: o que isso significa?
Unidade 3: Perspectivas possíveis em Educação inclusiva DUA + PEI. (10 horas-aula)
- Compatibilidade da prática universal e individualizada na perspectiva da educação inclusiva
Bibliografia
Bibliografia Básica: