Nome da Atividade
L.D.: INCLUSÃO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM AUTISMO E OUTRAS DEFICIÊNCIAS
CÓDIGO
17360274
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina visa introduzir o aluno às tendências de métodos e princípios de pesquisa na área da educação especial, autismo e inclusão. Oferece o aprofundamento dos fundamentos teóricos e práticos de abordagens metodológicas de pesquisas experimentais de caso único (single case research), compreendendo, nesta perspectiva, as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisa educacionais voltadas para indivíduos com autismo e outras deficiências.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Apresentação e Introdução à disciplina (2 horas-aula)
Princípios e tipos de Pesquisa (2 horas-aula)
Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
Por que fazer Single case Research (SCR)? (4 horas-aula)
Principais componentes do SCR: estudo de caso x pesquisa de caso único (12 horas-aula)
Principais tipos de delineamentos de pesquisa de caso único e sua lógica (12 horas-aula)
Análise Visual dos dados (10 horas-aula)
Análise estatística dos dados: Cálculos de effect sizes (10 horas-aula)
Confiabilidade dos dados e fidelidade da Intervenção (6 horas-aula)
Validade social (6 horas-aula)
Princípios e tipos de Pesquisa (2 horas-aula)
Práticas baseadas em evidências (4 horas-aula)
Por que fazer Single case Research (SCR)? (4 horas-aula)
Principais componentes do SCR: estudo de caso x pesquisa de caso único (12 horas-aula)
Principais tipos de delineamentos de pesquisa de caso único e sua lógica (12 horas-aula)
Análise Visual dos dados (10 horas-aula)
Análise estatística dos dados: Cálculos de effect sizes (10 horas-aula)
Confiabilidade dos dados e fidelidade da Intervenção (6 horas-aula)
Validade social (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica: