Nome da Atividade
S.A.: LEITURA SEMIÓTICA, SOCIOLÓGICA E HISTÓRICA DE FOTOS E FILMES EM PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA
CÓDIGO
17360276
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina objetiva ativar o alcance da compreensão analítica para leitura de imagens em diferentes suportes como fotos e filmes, desde que se trata de um caminho compreensivo diferente do que utilizamos para o tratamento de narrativas orais (transformadas em texto) e textos de outras naturezas, como escritos em documentos oficiais, diários, cartas, etc. Da mesma forma como as narrativas orais ou escritas, a narrativa imagética é construída intersubjetivamente. Sob essa ótica, em nosso entendimento, não seria demasia afirmar que a narrativa imagética nos “dá sua palavra”, portanto cabe ao pesquisador que a interpreta devotar-lhe um olhar atento, um olhar sensível. Nessa esteira, a disciplina propõe-se a oferecer a doutorandos a possibilidade de estudar a representatividade de fontes imagéticas em pesquisa (auto)biográfica que, diferentemente da narrativa oral ou escrita, opera com fotografias e filmes. Será realizado o estudo da fotografia no que respeita à historicidade, com base em Boris Kossoy e Walter Benjamin; à sociologia da imagem, segundo José de Souza Martins; à semiótica, com fundamentação especialmente em Roland Barthes e, ainda, em Alberto Manguel, Gemma Penn, Lucia Santaella e Winfried Nöth, bem como em Santos Zunzunegui. Além da narrativa com suporte em fotos, a disciplina objetiva avançar o conhecimento para a compreensão com narrativas autobiográficas em filmes – a imagem em movimento – com base especialmente em Peter Loizos e em Diana Rose. A narrativa da imagem é um especial componente da personagem autobiográfica como invenção de si, conceito a ser estudado, no que se relaciona à compreensão da imagem com base na leitura que José Augusto Avancine faz dos autorretratos de Rembrandt, pintados pelo artista ao longo do tempo, o que clarifica o entendimento de que a narrativa imagética, tanto quanto a textual (oral ou escrita), tem apresentado formas de dizer a invenção de si, no âmbito de um contexto espaciotemporal, segundo a subjetividade de cada narrador de si, mediante entendimento de que os pares subjetividade/verdade e espaço/tempo são dimensões da narratividade autobiográfica em qualquer dos suportes: texto, imagem e som.

Objectives

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

I– A Imagem como Narrativa (10 horas-aula)
II – História da Fotografia (10 horas-aula)
III – Sociologia da Imagem (10 horas-aula)
IV – O studium e o punctum barthesiano (20 horas-aula)
V – Semiótica da Fotografia (10 horas-aula)
VI – Semiótica da Imagem em Movimento (8 horas-aula)

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
S.A.: LEITURA SEMIÓTICA, SOCIOLÓGICA E HISTÓRICA DE FOTOS E FILMES EM PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA Educação (Mestrado acadêmico)
S.A.: LEITURA SEMIÓTICA, SOCIOLÓGICA E HISTÓRICA DE FOTOS E FILMES EM PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA Educação (Doutorado)

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