Nome da Atividade
S.A.: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS DE(S)COLONIAIS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360285
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A disciplina Epistemologias Feministas De(s)coloniais para Pensar a Educação pretende se constituir em um espaço de estudos de autoras/es e obras importantes na construção do campo feminista de(s)colonial, em diálogo com a educação. A intenção é realizar uma aproximação com estudos de(s)coloniais que contribuam para a necessária construção desse campo de estudos na área de educação e do feminismo. Para isso, busca-se uma aproximação com as bases epistemológicas do pensamento feminista de(s)colonial, incluindo suas diversas contribuições.

Objectives

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Bases epistemológicas do feminismo de(s)colonial: a contribuição do feminismo negro (20 horas-aula)
O feminismo negro norte-americano: Angela Davis, bell hocks, Audre Lorde, Patrícia Hill Collins, entre outras
O feminismo negro brasileiro: Sueli Carneiro, Lelia Gonzales, Conceição Evaristo, Jurema Werneck, entre outras.
O feminismo negro latino-americano: Ochy Curiel, Yuderkis Spinosa, entre outras.

UNIDADE II – De(s)colonizar e despatriarcalizar a ciência a partir de Abya Ayala (20 horas-aula)
Construir um feminismo latino-americano: Francesca Gargallo
O triunfo da masculinidade: Margarita Pisano
Epistemologias do Sul e descolonização de gênero: Karina Bidaseca
Feminismo comunitário: Julieta Paredes
A mulher na sociedade de classes: Heleieth Saffioti
Os cativeiros das mulheres: Marcela Lagarde y de los Ríos

UNIDADE III – Feminismo e educação (20 horas-aula)
Educação popular feminista na perspectiva de Claudia Korol
Pedagogia feminista na perspectiva de Luz Maceira Ochoa
Pedagogia decolonial na perspectiva de Catherine Walsh

UNIDADE IV – Bases teórico-metodológicas feministas
De(s)colonizar o feminismo (8 horas-aula)
Elementos para se construir pesquisas feministas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
S.A.: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS DE(S)COLONIAIS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO Educação (Mestrado acadêmico)
S.A.: EPISTEMOLOGIAS FEMINISTAS DE(S)COLONIAIS PARA PENSAR A EDUCAÇÃO Educação (Doutorado)

Page generated on 2025-07-31 17:25:14 (query took 0.186316s)