Nome da Atividade
S.A.: MULHERES, EPISTEMOLOGIAS E INTERSECCIONALIDADES LATINO-AMERICANAS
CÓDIGO
17360288
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Crítica sobre os processos de colonialidade e sua influência sobre a história e a cultura latino-americanas. Ativismos de mulheres negras na denúncia da homogeneidade do pensamento feminista. Perspectivas de análise interseccionais (marcadores sociais relacionados a gênero, classe, raça, geração, sexualidade e outros) e origem na articulação com a produção. Contribuições do pensamento e da crítica feminista à reflexão sobre desigualdades sociais a partir da perspectiva interseccional. Interseccionalidade como construção de processos de de(s)colonialidade do conhecimento como caminho depreendido por diferentes feminismos, entre eles, os latino-americanos e outros na mesma perspectiva. Problematização das relações de poder na vida social e consequências nas experiências cotidianas.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade 1: Crítica à colonialidade e produção de conhecimento (20 horas-aula)
1.1 Colonialidade do poder
1.2 Colonialidade do saber
1.3 Epistemicídios
Unidade 2: Mulheres e interseccionalidades (20 horas-aula)
2.1 Sobre interseccionalidades: gênero, raça/etnia, classe e geração
2.2 Feminismos e a luta das mulheres: sentidos e distensões
Unidade 3: Epistemologias latino-americanas (28 horas-aula)
3.1 Pedagogia popular feminista
3.2 Pensamento pedagógico latino-americano
3.3 Outras pedagogias
1.1 Colonialidade do poder
1.2 Colonialidade do saber
1.3 Epistemicídios
Unidade 2: Mulheres e interseccionalidades (20 horas-aula)
2.1 Sobre interseccionalidades: gênero, raça/etnia, classe e geração
2.2 Feminismos e a luta das mulheres: sentidos e distensões
Unidade 3: Epistemologias latino-americanas (28 horas-aula)
3.1 Pedagogia popular feminista
3.2 Pensamento pedagógico latino-americano
3.3 Outras pedagogias
Bibliografia
Bibliografia Básica: