Nome da Atividade
L.D.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA, ACERVOS E IMPRESSOS
CÓDIGO
17360291
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
A disciplina pretende refletir os diferentes instrumentos metodológicos utilizados pelos pesquisadores no campo da História da Educação. A investigação no âmbito da História da Educação é auxiliada pelas questões de memória por das narrativas de sujeitos que podem contribuir na investigação, assim como o modo de trabalhar com acervos e arquivos podem cercar determinados objetos educativos. Outra fonte importante são os impressos, jornais, revistas, almanaques e literatura que podem problematizar os processos históricoeducativos. Por isso, a disciplina pretende respaldar os diferentes aspectos teórico metodológicos na formação dos mestrandos e doutorandos.
Objectives
Objetivo Geral:
Conteúdo Programático
Unidade I (10 horas-aula)
História da Educação e História 9 Constituição da História da Educação como campo investigativo. Correntes teóricas metodológicas da área. Importância e especificidade dos instrumentos metodológicos na História da Educação
Unidade II (14 horas-aula)
Memória e narrativas Conceituação, sujeitos e fontes.
Unidade III (14 horas-aula)
Uso de acervos como documentos.
Unidade IV (12 horas-aula)
Uso de impressos, jornais periódicos na análise teórica 10 metodológica
Unidade V (12 horas-aula)
Uso das fotografias como suporte metodológico
Avaliação e discussão da disciplina (6 horas-aula)
História da Educação e História 9 Constituição da História da Educação como campo investigativo. Correntes teóricas metodológicas da área. Importância e especificidade dos instrumentos metodológicos na História da Educação
Unidade II (14 horas-aula)
Memória e narrativas Conceituação, sujeitos e fontes.
Unidade III (14 horas-aula)
Uso de acervos como documentos.
Unidade IV (12 horas-aula)
Uso de impressos, jornais periódicos na análise teórica 10 metodológica
Unidade V (12 horas-aula)
Uso das fotografias como suporte metodológico
Avaliação e discussão da disciplina (6 horas-aula)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
L.D.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA, ACERVOS E IMPRESSOS | Educação (Mestrado acadêmico) |
L.D.: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: MEMÓRIA, ACERVOS E IMPRESSOS | Educação (Doutorado) |