Nome da Atividade
UNIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM II
CÓDIGO
18880004
Carga Horária
180 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
12
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
12
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Avança, Retém,
Infrequente
Ementa
Desenvolve atividades relacionadas a identificação das necessidades de saúde da comunidade e educação em saúde; identificação das necessidades da família e planejamento de intervenções; e instrumentaliza o aluno para a realização do processo de enfermagem, vigilância epidemiológica, Modelo Calgary, exame físico específico.
Objectives
Objetivo Geral:
Realizar o cuidado às necessidades individuais, coletivas e de educação em saúde; Identificar as necessidades da família e realizar o planejamento de intervenções Demonstrar habilidade para buscar dados ou informações na observação, leitura, análise e síntese, embasada na literatura científica.Realizar o processo de enfermagem e da vigilância em saúde
Conteúdo Programático
Atenção à saúde Modelos de Atenção à Saúde e Cuidado: Atenção primária; ESF; Sistemas de saúde, formal e informal; determinantes de saúde doença; Necessidades em saúde Individual e coletiva. Políticas Públicas de Saúde: Práticas integrativas e complementares (política e utilização); Promoção de Saúde; Políticas de saúde em álcool e drogas (conceitos gerais e dados epidemiológicos). Parasitologia: Diagnóstico e profilaxia de helmintos, protozoários, entomologia e acarologia, Taenia solium, Taenia saginata, cisticercose e doença de chagas. Fatores de risco na vida adulta: Introdução aos fatores de risco na saúde do adulto - HAS, álcool, fumo, hipercolesterolemia, sedentarismo, nutrição (sem entrar na fisiopatologia). Família: Cuidado – cuidador (dentro da família); Avaliação de Famílias e Modelo Calgary. Ética e Bioética: Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem; Ética na pesquisa, TCLE; Mídias digitais/redes sociais. Teorias da Personalidade: Estrutura da personalidade. Tomada de Decisão.
Exame Físico Específico. Fisiologia dos sinais vitais e fisio/anatomia/ exame. SOAP. Necessidades em Saúde: Levantamento de necessidades coletivas e individuais. Epidemiologia descritiva, bases estatísticas, utilização de dados de saúde, modelos de processo saúde/doença. Vigilância em saúde (endemias, epidemias, medidas de bloqueio). Doenças Imunopreveníveis (tuberculose). Medidas descritivas de morbimortalidade articulado com parasitoses. Sistema de Informação, fluxo de informações (consolidar os dados e fluxo Ficha A utilização para diagnostico situacional; análise das fichas B). Planejamento. Plano de cuidado e intervenção na comunidade (grupo e didática). Comunicação. Escuta dialógica. Comunicação dialógica. Registro de intervenção no território. Portfólio. Educação Permanente. Metodologia Científica: Estudos qualitativos (conceitos básicos, abordagens e técnicas -entrevista/ observação/análise documental); Estudos quantitativos descritivos conceitos básicos (frequência, média, mediana); Leitura e interpretação da literatura cientifica; Descritores (DECS) – apresentação; Busca em base de dados científicos (Medline, Pubmed); Utilização de normas técnicas (UFPel/Vancouver). Educação em Saúde: Educação em saúde conceitos emancipatórios X prescritiva e punitiva (diferentes cenários, atores e sujeitos) e pessoa.
Exame Físico Específico. Fisiologia dos sinais vitais e fisio/anatomia/ exame. SOAP. Necessidades em Saúde: Levantamento de necessidades coletivas e individuais. Epidemiologia descritiva, bases estatísticas, utilização de dados de saúde, modelos de processo saúde/doença. Vigilância em saúde (endemias, epidemias, medidas de bloqueio). Doenças Imunopreveníveis (tuberculose). Medidas descritivas de morbimortalidade articulado com parasitoses. Sistema de Informação, fluxo de informações (consolidar os dados e fluxo Ficha A utilização para diagnostico situacional; análise das fichas B). Planejamento. Plano de cuidado e intervenção na comunidade (grupo e didática). Comunicação. Escuta dialógica. Comunicação dialógica. Registro de intervenção no território. Portfólio. Educação Permanente. Metodologia Científica: Estudos qualitativos (conceitos básicos, abordagens e técnicas -entrevista/ observação/análise documental); Estudos quantitativos descritivos conceitos básicos (frequência, média, mediana); Leitura e interpretação da literatura cientifica; Descritores (DECS) – apresentação; Busca em base de dados científicos (Medline, Pubmed); Utilização de normas técnicas (UFPel/Vancouver). Educação em Saúde: Educação em saúde conceitos emancipatórios X prescritiva e punitiva (diferentes cenários, atores e sujeitos) e pessoa.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BARROS, A. L. B. Anamnese e Exame Físico. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- DUNCAN, B. B; SCHMIDT, M. I., GIUGLIANI, E. R. J. Medicina Ambulatorial: Condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4ª ed. - Porto Alegre: Artmed, 2013.1952 p. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
Bibliografia Complementar:
- GUSSO, G., LOPES, J. M. C. Tratado de medicina de família e comunidade: princípios, formação e prática. Porto Alegre: Artmed, 2012. 1354 p. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 12ª ed. São Paulo: Atheneu, 2012. (Disponível na biblioteca de Medicina e na Biblioteca de Ciência e Tecnologia – UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- OLIVEIRA, C.M.; CRUZ, M.M. Sistema de Vigilância em Saúde no Brasil: avanços e desafios. Saúde debate [online]. 2015, vol.39, n.104, pp.255-267 (Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042015000100255&lng=en&nrm=iso)
- PORTO, C.C. Exame Clínico. 7ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012 (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/).
- SOUZA, M. C. M. R. Enfermagem em saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Disponível na biblioteca online da UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
- WRIGHT, L.M.; LEASHEY, M. Enfermeiras e Famílias: Um guia para Avaliação e Intervenção na Família. 4ª ed. São Paulo: Roca, 2008 (Disponível na Biblioteca do Campus Porto – UFPel: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/)
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 7 | 5 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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DIANA CECAGNO Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M2 | 2024 / 2 | 7 | 5 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente DIANA CECAGNO Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M3 | 2024 / 2 | 7 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M4 | 2024 / 2 | 7 | 4 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M5 | 2024 / 2 | 7 | 5 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M6 | 2024 / 2 | 7 | 4 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M7 | 2024 / 2 | 7 | 5 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
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M8 | 2024 / 2 | 7 | 6 |
Enfermagem (Bacharelado) Horários
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LENICE DE CASTRO MUNIZ DE QUADROS Professor responsável pela turma DIANA CECAGNO Professor Regente MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA Professor Regente ROSALIA GARCIA NEVES Professor Regente Cristiane de Souza Gonçalves Professor Regente |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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UNIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM II | Enfermagem (Bacharelado) |