Nome da Atividade
PRODUÇÃO E REVISÃO DE TEXTO II
CÓDIGO
20000563
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo, caracterização, produção, revisão e usos de textos instrucionais e da área jurídica, incluindose temas relativos a questões ambientais, étnicas, de acessibilidade e de gênero.

Objectives

Objetivo Geral:

1.14 Objetivo(s) geral(ais)
Oferecer ao aluno diretrizes para a elaboração e revisão de textos da área jurídica e
instrucional.
1.15 Objetivo(s) específico(s)
- reconhecer gêneros textuais típicos da prática jurídica em diversas áreas, incluindo temáticas
sobre políticas públicas envolvendo questões ambientais, étnicas, de gênero e de acessibilidade.
- conhecer a configuração contextual de textos produzidos para a realização da prática jurídica
brasileira;
- conhecer a configuração contextual de textos produzidos para a realização da prática instrucional;
- identificar características estruturais e léxico-gramaticais de textos jurídicos e instrucionais;
- refletir sobre as representações construídas por meio da linguagem e analisar sua pertinência com o
propósito comunicativo e argumentativo dos textos.

Conteúdo Programático

- Produção e revisão de textos jurídicos e instrucionais: conceituação; características; finalidades;
processo de planejamento e produção; normas de apresentação.
- Contexto jurídico brasileiro: instituição, atores sociais, peças processuais.
- Texto jurídico: finalidades, características estruturais e léxico-gramaticais.
- Texto instrucional: finalidades, características estruturais e léxico-gramaticais.
- Gêneros discursivos: leis, autos de processo penal (denúncia, termos de declarações, relatório de
inquérito, defesa prévia, sentenças, alegações finais, atas etc.), autos de processo civil (petição,
procuração, contestação, sentença etc.), pareceres, decretos etc.
- Leitura, análise e revisão de textos jurídicos e instrucionais diversos

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BENTO, N.A.S. Cidadania em preto e branco: discutindo as relações raciais. São Paulo: Ática, 2003. FETZNER, N.L. (Coord.). Argumentação jurídica. 2. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006. HALL, Stuart. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. LIMA, A. O. Redação oficial: teorias, modelos e exercícios. Rio de Janeiro: Impetus, 2003. MARTINS, M.C., FROTA, P.R.O. Educação ambiental: a diversidade de um paradigma. Santa Catarina: Ediunesc, 2013.

Bibliografia Complementar:

  • DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Os gêneros textuais de cunho instrucional; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 24 de outubro de 2017. FIGUEIREDO, D. C. Vítimas e vilãs, monstros e desesperados: como o discurso judicial representa os participantes de um crime de estupro. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão - SC, v. 3, p. 135-156, 2002. KASPARI, A. Redação oficial: normas e modelos. 15. ed. Porto Alegre: Edita, 2000. 18 PIMENTA, V. R. Textos forenses: um estudo de seus gêneros textuais e sua relevância para o gênero “sentença”. Uberlândia: UFU, 2007. 192 p. Dissertação (Mestrado em Linguística), Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras e Linguística, da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Aspectos da pesquisa sobre tipologia textual. Revista de estudos da linguagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, v. 20, n. 2, p. 361-387,jul./dez. 2012. VIANA, J.M. Argumentação no discurso jurídico. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2005.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PRODUÇÃO E REVISÃO DO TEXTO JURÍDICO Letras - Redação e Revisão de Textos (Bacharelado - Noturno)

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