Nome da Atividade
LITERATURA SURDA II
CÓDIGO
20000710
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprofundamento do conceito de Literatura Surda. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de estórias para literatura surda e educação de surdos. Análise com enfoque na produção de vídeos da literatura como um artefato cultural. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda, explorando diferentes elementos da Literatura Surda. Animação, teatro, poesia, piada, visual vernacular, SLAM, duelo, entre outros.
Objectives
Objetivo Geral:
Observar os aspectos específicos da literatura produzida em língua de sinais, contribuindo (identificando) assim, por meio da análise destas produções quais obras podem ser consideradas como gêneros e produções específicas da Literatura Surda. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional como professores de Libras e Literatura Surda.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KARNOPP, L. Produções culturais de surdos- análise de literatura surda. Cadernos de Educação: Educação de Surdos, Ano 19, n. 36, p. 155-174, 2010. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/5085 Acesso em: 14/11/2023. ROSA, Fabiano Souto. Literatura surda: o que sinalizam professores surdos sobre livros digitais em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Dissertação (Mestrado em Educação). PPGE/FAE/UFPEL. Pelotas, 2011. Disponível em: https://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/123456789/1699 Acesso em: 14/11/2023. SUTTON-SPENCE, R. MACHADO, F. de A.; CAMPOS, K. de A., FELÍCIO, M.; VIEIRA, S.; CARVALHO, D.; BOLDO, J. Artistas surdos contam suas histórias: quais foram suas influências? Revista Brasileira de Vídeo Registros em Libras, nº 003, 2017. Disponível em: http://revistabrasileiravrlibras.paginas.ufsc.br/publicacoes/edicao-no-0032017/ Acesso em: 14/11/2023.
Bibliografia Complementar:
- MÜLLER, J. I.; KARNOPP, L. B. Tradução cultural em educação: experiências da diferença em escritas de surdos. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1041-1054, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/bHrLPrwnsn9yj8xkrkyt6rd/?lang=pt Acesso em: 14/11/2023. PEIXOTO, J. O registro da beleza nas mãos: a tradição de produções poéticas em Língua de Sinais no Brasil. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/9184 Acesso em: 14/11/2023. RAMOS, D. C. M. P.; ABRAHÃO, B. Literatura surda e contemporaneidade: contribuições para o estudo da Visual Vernacular. Pensares em Revista, [S.l.], n. 12, jun. 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/34059 Acesso em: 14/11/2023. SCHALLENBERGER, A. Ciberhumor nas comunidades surdas. Dissertação (Mestrado em Educação) - UFRGS/FACED/PPGEDU. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/27044 Acesso em: 14/11/2023. SUTTON-SPENCE, R. Literatura surda feita por mulheres. In: Silva, Arlene Batista da; DALVI, M. A; DUTRA, P; SALGUEIRO, W. (org.). Literatura e artes, teoria e crítica feitas por 105 mulheres. Instituto Brasil Multicultural de Educação e Pesquisa – IBRAMEP: Campos dos Goytacazes, 2019. P. 142-166. Disponível em: https://brasilmulticultural.org/books/literatura-e-artes-teoria-e-critica-feitas-por-mulheres/ Acesso em: 14/11/2023.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 30 | 16 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Horários
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BRUNA DA SILVA BRANCO Professor responsável pela turma FABIANO SOUTO ROSA Professor Regente |