Nome da Atividade
FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E LÍNGUAS DE SINAIS
CÓDIGO
20000711
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
As novas tecnologias, as redes sociais, e as novas práticas pedagógicas. O papel das tecnologias no ensino de línguas. Informática como ferramenta de apoio à aprendizagem. Programas digitais utilizados para o ensino de línguas. Metodologias específicas para o uso de recursos tecnológicos na sala de aula. Processos educativos mediados por tecnologias, a partir do uso da internet, vídeos, programas digitais e outras tecnologias no ensino de Libras como L1 e como L2.
Objectives
Objetivo Geral:
Identificar e estudar novas tecnologias de comunicação e informação aplicadas ao ensino de línguas como L1 e como L2, visando um ensino focado no papel fundamental da comunicação que é a partilha de conhecimentos e sentidos, por meio de estratégias de ensino e aprendizagem de línguas nos meios digitais. Neste componente curricular serão desenvolvidas práticas que propiciem vivência de situações que são específicas e características da futura prática profissional. Haverá também interlocução com o Programa com ênfase em Extensão “Libras – Língua Brasileira de Sinais, Educação e Literatura Surda na UFPel”(código 359).Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CRUZ, Carina Rebello; CORRÊA, Ygor. Língua Brasileira de Sinais e Tecnologias Digitais. Porto Alegre: Penso Editora, 2019. [Recurso online: Biblioteca digital da UFPEL] MOLETTA, Alex. Fazendo cinema na escola: arte audiovisual dentro e fora da sala de aula. São Paulo: Summus Editorial, 2014. ROSADO, Luis Alexandre; TAVEIRA, Cristiane Correia. Gramática visual para os vídeos digitais em línguas de sinais [recurso eletrônico]. Rio de Janeiro: INES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/ines/pt-br/central-de-conteudos/publicacoes-1/e-book-gramatica-visual-para-videos-digitais-em-linguas-de-sinais Acesso em: 14/11/2023.
Bibliografia Complementar:
- AMORIM, M. L. C. Educação a distância para surdos: acessibilidade de plataformas virtuais de aprendizagem. Appris Editora, Curitiba, 2016. ARAÚJO, J.; LEFFA, V. Redes Sociais e ensino de línguas: o que temos de aprender? Parábola, 2016. JESUS, Adriano Miranda Vasconcellos de. Produção audiovisual. Porto Alegre SAGAH 2019. [Recurso online: Biblioteca digital da UFPEL]. LOPES, D. de Q., & GOETTERT, N. (2016). Tecnologias digitais e estratégias comunicacionais de surdos: a inclusão digital numa perspectiva bilíngue. Educação, 38(3), 358–368. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21780 Acesso em: 14/11/2023. STUMPF, M.R. Educação de surdos e novas tecnologias. Texto-base do Curso de Letras-Libras. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Florianópolis, SC. 2010.Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/educacaoDeSurdosENovasTecnologias/scos/cap30838/1.html Acesso em: 14/11/2023.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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M1 | 2024 / 2 | 30 | 17 |
Letras Libras/Literatura Surda (Licenciatura - Noturno) Horários
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FABIANO SOUTO ROSA Professor responsável pela turma |