Nome da Atividade
Tópicos Especiais em Palavra e Imagem
CÓDIGO
20000995
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Estudo das relações entre o texto literário e textos concebidos em sistemas semióticos distintos, sobretudo no campo das artes visuais, com destaque à pintura, fotografia e/ou cinema.

Objectives

Objetivo Geral:

Investigar fundamentação teórica da articulação entre textos literários e fotográficos; analisar textos literários e fotográficos a partir de suas articulações semióticas, culturais e históricas; produzir reflexão crítica sobre o diálogo de textos literários e fotográficos.

Conteúdo Programático

Literatura e fotografia: algumas possibilidades de diálogo. Usos culturais da fotografia: memória e verdade. Algumas abordagens da imagem fotográfica: o inconsciente ótico (Benjamin), o complexo da múmia (Bazin), o instante decisivo (Cartier-Bresson), studium e punctum, cultura e emoção (Barthes), democracia e política (Sontag), linguagem e ilusão (Machado).

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
Tópicos Especiais em Palavra e Imagem Letras (Mestrado acadêmico)
Tópicos Especiais em Palavra e Imagem Letras (Doutorado)

Page generated on 2025-07-26 09:09:39 (query took 0.138898s)