Nome da Atividade
PLANEJAMENTO E GESTÃO D EVENTOS EM HOTELARIA
CÓDIGO
21000057
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O segmento de mercado “Turismo de Eventos” como mecanismo de solução de uma das
características das demandas turísticas que é a sazonalidade. Importância dos eventos no
contexto dos serviços turísticos, em particular na hotelaria. Tipologia de eventos – dinâmica e
características de cada um deles. Legislação Brasileira sobre a Organização de Eventos. Estudo
das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos. Cerimonial Público
e Empresarial na Organização de Eventos – Contemplando o Decreto Federal vigente sobre o
assunto. Cerimonial para executivos, incluindo observações sobre hábitos e costumes de outros
países, Formas de apresentação.
características das demandas turísticas que é a sazonalidade. Importância dos eventos no
contexto dos serviços turísticos, em particular na hotelaria. Tipologia de eventos – dinâmica e
características de cada um deles. Legislação Brasileira sobre a Organização de Eventos. Estudo
das técnicas de planejamento, organização e operacionalização de eventos. Cerimonial Público
e Empresarial na Organização de Eventos – Contemplando o Decreto Federal vigente sobre o
assunto. Cerimonial para executivos, incluindo observações sobre hábitos e costumes de outros
países, Formas de apresentação.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Ofertar aos acadêmicos, noções sobre o mercado de eventos dentro docontexto turístico hoteleiro, visando capacitá-los em conceitos e técnicas de planejamento e
execução de eventos, técnicos, científicos, comerciais e de convivência. Dar noções de
Legislação no setor. Oferecer aos alunos condições de realizar eventos em todas as áreas.
Conteúdo Programático
UNIDADE I: Eventos
– Fundamentos e dimensões do evento: logísticas.
– Conceitos e definições.
– Princípios básicos.
– Criatividade/estratégias mercadológicas.
– Perfil do organizador de eventos.
– Empresas organizadoras de eventos.
UNIDADE II: Tipologia e Classificação
– Tipos de eventos.
– Eventos turísticos.
– Eventos de negócios/ empresariais.
– Eventos esportivos/entretenimento e de lazer.
– Classificação e dimensões.
– Tipologia dos serviços para os eventos.
UNIDADE III: Cerimonial e Protocolo
– Conceituações.
– Técnicas de cerimonial: ordem de precedência.
– Montagem e elaboração de cerimonial.
– Funções do mestre de cerimônia.
– Elaboração de convites e cartões de visita.
– Montagem de mesa de honra.
UNIDADE IV: Técnicas de Recepção e Atendimento
– Etiqueta social e profissional: dicas de comportamento.
– Pronomes de tratamento e técnicas de atendimento.
– Ambientes de eventos e formação de equipe.
– Técnicas de recepção e coordenação de atividades nos eventos.
UNIDADE V: Gestão de Eventos
– Elaboração e análise das propostas para eventos.
– Fases e etapas da organização de eventos.
– Elaboração de planos, programas e projetos de eventos.
– Atividades e tarefas.
– Cronograma e organograma das atividades.
– Checklist.
– Previsão orçamentária/ Secretaria executiva em eventos.
– Secretaria: Implantação da infraestrutura administrativa.
– Comunicação: Produção gráfica, malas direta, cartas-convite, material proporcional,
correspondências para realizadores, apoios e patrocinadores.
– Inscrições: Cadastramento e recibos, definição da agência oficial (contato e estratégias).
– Preparação do material personalizado para os participantes.
– Sessões técnicas: Contato com palestrantes, preparação dos trabalhos recebidos, preparação
do material informativo para palestrantes ou moderadores: planilha de equipamentos.
UNIDADE VI: Patrocínios/Serviços de Terceiros
– Marketing de eventos.
– Patrocínios, apoio, negociações e tratativas de negociação.
– Serviços diferenciados para cada tipologia de eventos.
– Cronograma de recebimento/acompanhamento e contratação de serviços: assessoria de
imprensa, recepcionistas, serviços de alimentos e bebidas, decoração, material do participante,
transportes, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORBA, Antônio Máximo. Planejamento e organização de eventos. Viçosa: CPT, 2008. MATIAS, Marlene. Organização de eventos: procedimentos e técnicas. 3. ed. Barueri: Manole, 2004. (online) MATIAS, Marlene. Organização de eventos procedimentos e técnicas. 6. São Paulo: Manole, 2013 GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2006, 2012.
Bibliografia Complementar:
- (SENAC) REIS, Joel. Sou Produtor de Eventos. Diário de Bordo Para o Aperfeiçoamento Profissional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017. CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos: manual para planejamento e execução. 10. ed. São Paulo: Summus, 2008. ZANELLA, Luiz Carlos. Manual de organização de eventos: planejamento e operacionalização. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2012. ALLEN, Johnny. Organização e gestão de eventos. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. MELO NETO, Francisco Paulo de. Criatividade em eventos. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2013. BRITTO, Janaina; FONTES, Nena. Estratégias para eventos: uma ótica do marketing e do turismo. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2011. MELO NETO, Francisco Paulo de. Marketing de eventos. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
PLANEJAMENTO GESTÃO DE EVENTOS EM HOTELARIA | Hotelaria (Tecnológico) |