Nome da Atividade
PATRIMÔNIO E TURISMO
CÓDIGO
23000195
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EAD
1

Ementa

Discute questões pertinentes ao campo de estudo do patrimônio, conceitos relacionados à invenção do patrimônio, os processos de alargamento do universo dos bens a preservar, enfatizando o patrimônio no Brasil e a Educação Patrimonial para o turismo. Discute os usos do patrimônio cultural pelo turismo e diversas experiências relacionadas ao patrimônio cultural e o turismo. Discutindo a realidade brasileira no que tange as relações étnico-raciais e Patrimônio, valorização do patrimônio afro-ameríndio e a realidade brasileira no que tange as relações étnico-raciais.

Objectives

Objetivo Geral:

O componente curricular tem por objetivo capacitar o aluno a refletir e posicionar-se criticamente diante das apropriações do patrimônio cultural pelo turismo; a entender a construção social do conceito de patrimônio e identificar as relações de poder implícitas nos processos de produção de memórias e de esquecimentos, articulados pelas políticas de patrimônio e de turismo.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRAMBILLA, Adriana; et al (orgs). Cultura e turismo: interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. Editora do CCTA, 2017. Disponível: http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/turismo/cultura-e-turismo-2013-interfaces-metodologicas-e-investigacoes-em-portugal-e-no-brasil/culturaeturismo.pdf
  • DIAS, Reinaldo. Turismo e patrimônio cultural: recursos que acompanham o crescimento das cidades. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • FUNARI, P; PELEGRINI, S. Patrimônio histórico e cultural. RJ: Zahar, 2006.
  • GIL, C. Z. de V.; MEINERZ, C. B. Educação, patrimônio cultural e relações étnico-raciais: possibilidades para a decolonização dos saberes. Horizontes, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 19–34, 2017. DOI: 10.24933/horizontes.v35i1.436. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/436. Acesso em: 21 jul. 2023.
  • PORTUGUEZ, Anderson Pereira; NAZCO Diamiry Cabrera; PÉREZ Yulianne. Turismo, território e patrimônio histórico-cultural: experiências cubanas e brasileiras na perspectiva da cooperação para a promoção do desenvolvimento local. Barlavento, 2015. Disponível em: https://asebabaolorigbin.files.wordpress.com/2016/02/e-book-cuba-brasil.pdf

Bibliografia Complementar:

  • ARRUDA, Gilmar. O patrimônio imaterial: a cidadania e o patrimônio dos “sem eira nem beira”. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 10, n. 3, p. 117-144, 2006. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/article/view/38970
  • BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais. Brasília: SECAD, 2010.
  • BRAMBILLA Adriana.; et all. (Orgs). Cultura e Turismo – interfaces metodológicas e investigações em Portugal e no Brasil. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017. Disponível em:https://www.academia.edu/33995086/CULTURA_E_TURISMO_INTERFACES_METODOL%C3%93GICAS_E_INVESTIGA%C3%87%C3%95ES_EM_PORTUGAL_E_NO_BRASIL
  • CARVALHO, K D; SIMÕES, M. de L. N. Turismo e patrimônio cultural sob o olhar do sujeito- morador: Uma leitura do bairro da Praia Grande, São Luís, Maranhão (Brasil). Turismo & Sociedade, Curitiba, v. 4, n.1, p. 12-31, abril de 2011. Disponível em: http://www.uesc.br/icer/artigos/tica_karol3.pdf
  • COSTA, R. D.. TURISMO, MERCADO DE TRABALHO E AÇÃO AFIRMATIVA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL. In: 12ª REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL SUDESTE DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL E PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Vitória. Anais [do] XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. [Comunicações Orais.]., 2016.
  • DE VARINE, Hugues Bohan. As raízes do futuro: o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. Traduzido por Maria de Lourdes Parreiras Horta. Porto Alegre: Medianeira, 2013.
  • KÖHLER, André Fontan. Patrimônio cultural, turismo e gestão pública: exploração turística predatória e desvalorização patrimonial em Igarassu, Brasil. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural. ISSN 1695-7121 Disponível em: http://pasosonline.org/Publicados/9211/PS0211_04.pdf PÉREZ, X. P. Turismo cultural: uma visão antropológica. El Sauzal (Tenerife. España): ACA y PASOS, RTPC. 2009.
  • SERPA, Ângelo. Patrimônios e periferias frente ao turismo. Geosaberes, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan. 2010. ISSN 2178-0463. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/16

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 50 33 Turismo (Bacharelado - Noturno)
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
DALILA ROSA HALLAL
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
PATRIMÔNIO E TURISMO Turismo (Bacharelado - Noturno)

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