Nome da Atividade
PSICOLOGIA EM AMBIENTES EDUCATIVOS
CÓDIGO
1000161
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Sistema escolar brasileiro. A prática psicológica como prática dialógica, aluno, família e escola. Novos marcos teórico-práticos no processo ensino-aprendizagem. Inclusão, multiculturalismo e diversidade. Papel e funções do Psicólogo Escolar.
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer o papel do psicólogo no ambiente educativo.Conteúdo Programático
1. Sistema escolar brasileiro. História e relação da psicologia educacional com a área escolar.
2. Inclusão, multiculturalismo e diversidade
3. Novo marco teórico-prático no processo ensinoaprendizagem
– perspectiva histórico-cultural.
4. A prática psicológica como prática dialógica entre aluno, família e escola: relações
interpessoais, formação de professores, papel da família na escola
5. Explicações tradicionais e mitos sobre as dificuldades de aprendizagem. Queixa e avaliação escolar desafios e perspectivas. Análise sobre o ângulo do pensamento crítico.
7. Papel e funções do Psicólogo Escolar.
Relacionar as práticas com modelos teóricos e filosóficos.
2. Inclusão, multiculturalismo e diversidade
3. Novo marco teórico-prático no processo ensinoaprendizagem
– perspectiva histórico-cultural.
4. A prática psicológica como prática dialógica entre aluno, família e escola: relações
interpessoais, formação de professores, papel da família na escola
5. Explicações tradicionais e mitos sobre as dificuldades de aprendizagem. Queixa e avaliação escolar desafios e perspectivas. Análise sobre o ângulo do pensamento crítico.
7. Papel e funções do Psicólogo Escolar.
Relacionar as práticas com modelos teóricos e filosóficos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MARTINEZ, A.M.. Psicologia escolar e compromisso social. 2.ed. Campinas: Alínea, 2007.
- PATO, M.H..Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz., 1981.
Bibliografia Complementar:
- ALMEIDA, S.F.C.. Psicologia escolar: ética e competências na formação e atuação profissional. 1.ed. Campinas: Alínea, 2003.
- ALMEIDA, S.F.C.; MARINHO-ARAÚJO, C.M.. Psicologia escolar construção e consolidação da identidade profissional. 1.ed. Campinas: Alínea, 2005.
- GUZZO, R.S.L. Psicologia escolar - LDB E Educação hoje. 2.ed. Campinas: Alínea, 2002.