Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS-FILOSÓFICOS DA EDUC.
CÓDIGO
D000780
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudos das relações entre cultura, trabalho, sociedade e educação. A disciplina percorre a
história da educação brasileira mostrando suas principais dimensões filosóficas, sociais e
políticas. Inicia-se no chamado movimento "Escola Nova” e se atualiza aos dias atuais,
focando, especialmente, as principais políticas para o setor educacional.
história da educação brasileira mostrando suas principais dimensões filosóficas, sociais e
políticas. Inicia-se no chamado movimento "Escola Nova” e se atualiza aos dias atuais,
focando, especialmente, as principais políticas para o setor educacional.
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer as principais correntes teórico-filosóficas e sócio-históricas da educaçãobrasileira, bem como os pressupostos que as fundamentam com o intuito de refletir sobre o seu contexto histórico e suas implicações nas políticas de formação de professores e no
fazer pedagógico
Conteúdo Programático
UNIDADE I – Movimento Escolanovista;
UNIDADE II – Educação Brasileira no contexto da Educação para Todos;
Movimentos de interiorização e expansão da Educação Superior no Brasil;
UNIDADE III – Cultura, Trabalho, Sociedade e Educação; Principais pensadores em
educação;
UNIDADE IV - Políticas de formação de professores na modalidade a distância;
UNIDADE V - Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira –
LDBEN 9394/96 e Plano Nacional de Educação – Lei 13005/14;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa
UNIDADE II – Educação Brasileira no contexto da Educação para Todos;
Movimentos de interiorização e expansão da Educação Superior no Brasil;
UNIDADE III – Cultura, Trabalho, Sociedade e Educação; Principais pensadores em
educação;
UNIDADE IV - Políticas de formação de professores na modalidade a distância;
UNIDADE V - Legislação: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira –
LDBEN 9394/96 e Plano Nacional de Educação – Lei 13005/14;
UNIDADE VI – Revisão
UNIDADE VII – Avaliação Somativa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da educação. São Paulo: Moderna, 1992. _____. História da educação. São Paulo: Moderna, 1998. BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: A&C Editora, 2003. BRANDÃO, Carlos R. O que é educação? São Paulo: Brasiliense, 1993. BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 20 jun 2017. GHIRALDELLI Junior, Paulo. Filosofia e história da educação brasileira: da colônia ao governo Lula. 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2009.