Nome da Atividade
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I
CÓDIGO
05000140
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina visa desenvolver aptidões musicais tanto teóricas
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
quanto práticas, aguçando a percepção auditiva do aluno partindo de um
sólido aporte teórico.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo(s) Geral(ais):Propiciar ao aluno um crescente aprendizado teórico, contextualizando o e praticando-o através de exercícios musicais, como solfejos e ditados
rítmicos e melódicos.
Objetivo(s) específico(s):
a) Abordar conteúdos teóricos imprescindíveis ao licenciando;
b) Aguçar a percepção auditiva do licenciando;
c) Colaborar para a futura prática docente do licenciando,
instrumentalizando-o com subsídios teóricos e práticos da arte musical,
contextualizando, invariavelmente, a teoria com a prática.
Conteúdo Programático
Conteúdo Teórico:
1- Parâmetros do som, pauta, notas, claves, valores, figuras
2- Tom e semitom
3- Escala maior
4- Fórmulas de compasso
5- Unidades de tempo e de compasso
6- Acidentes fixos e ocorrentes
7- Armaduras de clave (sustenidos e bemóis)
8- Tetracordes
9- Transposição tonal e graus da escala
10- Clave de fá e transposição de clave (cl. de sol p/ fá e vice-versa)
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli até 3ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades maiores
em claves de sol e de fá e à primeira vista em Dó Maior em clave de sol)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 3ª Série)
d) Ditado Melódico (Dó Maior)
e) Solfejos à primeira vista
1- Parâmetros do som, pauta, notas, claves, valores, figuras
2- Tom e semitom
3- Escala maior
4- Fórmulas de compasso
5- Unidades de tempo e de compasso
6- Acidentes fixos e ocorrentes
7- Armaduras de clave (sustenidos e bemóis)
8- Tetracordes
9- Transposição tonal e graus da escala
10- Clave de fá e transposição de clave (cl. de sol p/ fá e vice-versa)
Conteúdo Prático:
a) Solfejo Rítmico (Pozzoli até 3ª Série)
b) Solfejo Melódico (Em uma ou mais vozes, em tonalidades maiores
em claves de sol e de fá e à primeira vista em Dó Maior em clave de sol)
c) Ditado Rítmico (Pozzoli até 3ª Série)
d) Ditado Melódico (Dó Maior)
e) Solfejos à primeira vista
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MED, Bohumil. Teoria da Música. 4ed. Brasilia: Musimed, 1996.
- MICHELS, Ulrich. Atlas de música, I. Madrid: Alianza Editorial, 1998.
- PAZ, Ermelinda A. 500 Canções Brasileiras. 2ed. Brasília: MUSIMED, 2010.
Bibliografia Complementar:
- GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 1. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
- GUEST, Ian. Harmonia – Método Prático 2. Rio de Janeiro: Lumiar, 2006.
- MED, Bohumil. Solfejo. Brasilia: Musimed,1986
- ____________. Ritmo. Brasilia: Musimed, 1986
- ZAMACOIS, Joaquim. Teoria da Musica. Barcelona: Editorial Labor, 1983.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
TEORIA MUSICAL E PERCEPÇÃO AUDITIVA I | Música (Licenciatura) |