Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
11270022
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
5
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Observação, monitoria, planejamento e execução de atividades de docência com conteúdos de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, contemplando, sempre que possível, os temas transversais propostos nos PCNs, com especial atenção às questões próprias da Educação Ambiental. Produção textual.
Objectives
Objetivo Geral:
• Conhecer a realidade do ambiente escolar.• Observar, monitorar, planejar e executar atividades de docência com conteúdos de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental.
• Refletir e escrever sobre a sua prática docente.
Conteúdo Programático
• Reconhecimento do ambiente escolar e dos sujeitos envolvidos.
• Planejamento de aulas de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.
• Regência em Matemática no Ensino Fundamental.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
• Planejamento de aulas de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.
• Regência em Matemática no Ensino Fundamental.
• Discussão sobre os elementos constituintes dos diferentes processos de aprendizagem desenvolvidos pelos alunos.
• Reflexão e escrita sobre a prática docente.
• Compartilhar as experiências da prática docente com os colegas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) MOREIRA, Plínio Cavalcanti; DAVID, Maria Manuela Martins Soares. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. BICUDO. Maria A. Viggiani (org.) Formação de Professores? Da incerteza a compreensão. Bauru, SP: EDUSC, 2003.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Brasília: 1996. BRASIL. Senado Federal. Lei de Estágio: nº 11.708. Brasília: 2008. BRASIL. Resolução CNE/CP 02. Brasília: MEC, 2002. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. GANDIN, Danilo. (2000). Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola. PICONEZ, Stela. A prática de ensino e o estágio Supervisionado. Campinas: Papirus, 2001. PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: Unidade teoria e prática. São Paulo: Cortez, 2001. UFPel. Pró-Reitoria de Graduação. Manual de Estágios da UFPel. UFPel. Resolução do COCEPE nº4/2009.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura) |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I | Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura) |