Nome da Atividade
DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA
CÓDIGO
11270023
Carga Horária
75 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
5
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
5
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Ferramentas tecnológicas da plataforma Moodle na visão do professor. O aluno na EaD. Ser professor e ser professor-tutor de Matemática na Educação a Distância. Propostas metodológicas.

Objectives

Objetivo Geral:

• Utilizar os recursos disponíveis no Moodle como professor.
• Refletir sobre as questões relacionadas a docência na Educação a Distância.
• Conhecer diferentes propostas metodológicas na EaD.

Conteúdo Programático

• Moodle e suas ferramentas.
• Docência na Educação a Distância.
• A Tutoria na Educação a Distância.
• Propostas metodológicas na Educação a Distância.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...) GONZALEZ, M. Fundamentos da tutoria em educação a distância. São Paulo: Avercamp, 2005. MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. MILL, D. R. S. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas: Papirus, 2012. MILL, Daniel; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. EDUFSCAR, 2010.

Bibliografia Complementar:

  • BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009. BRASIL. Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2009. BRASIL. Decreto n.º 5.800, de 08 de junho de 2006. Disponível em: . Acesso em: 08 jun. 2011. DEL PINO, M. A. B; GRÜTZMANN, T. P; PALAU, R. de C. N. A educação a distância nas instituições federais de ensino: novas relações no processo de trabalho docente. Cadernos de Educação, Pelotas, ano 20, n. 38, p. 235-257, jan./abr. 2011. HALLWASS, Lia Cristiane Lima. Relações entre interesses, interação social e aprendizagem na EaD. Estudo de casos no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal de Pelotas. 2010. 162f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (ORG). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. MILL, Daniel Ribeiro Silva. Educação a Distância e Trabalho Docente Virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na Idade Mídia. 2006. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. MILL, Daniel Ribeiro Silva; FIDALGO, Fernando Selmar Rocha. Uso dos tempos e espaços do trabalhador da educação a distância virtual: produção e reprodução no trabalho da Idade Mídia. In: Cadernos de Educação. Faculdade de Educação – UFPEL. Ano 18, n.º 32 (jan-abr. 2009). Editora UFPel, Pelotas, RS. p. 285-318. MOORE, M. G; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. PALLOFF, R. M.; PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
DOCÊNCIA NA EAD E TUTORIA Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)

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