Nome da Atividade
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO MATEMÁTICA
CÓDIGO
11270031
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudos de tecnologias avançadas ao Ensino de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Planejamento, execução e análise de aulas experimentais de Matemática utilizando estas tecnologias.

Objectives

Objetivo Geral:

• Prover o aluno de habilidades no uso de tecnologias em salas de aula para o ensino de Matemática, bem como de condições para que possam avaliar programas de matemática para microcomputadores no que diz respeito a seus aspectos ergonômicos mais diretos e a sua aplicabilidade como ferramenta auxiliar em aulas de matemática.
• Propiciar ao aluno condições de desenvolver sua capacidade de dedução, bem como desenvolver a capacidade de raciocínio lógico e organizado, desenvolver seu espírito crítico e criativo.

Conteúdo Programático

Leitura e discussão de materiais indicados acerca do uso pedagógico das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de Matemática
Experimentação (utilização, manipulação, criação a partir de, etc.) de aplicativos de Matemática com propósitos metacognitivos (aprendizagem matemática do próprio licenciando) e de formação didático-pedagógica do professor de Matemática.
Planejamento de estratégia(s) de ensino-aprendizagem de Matemática pautada(s) no uso da tecnologia.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Material Didático Produzido pelo LEMAD para essa disciplina (material impresso, vídeos, sites,...)

Bibliografia Complementar:

  • LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 13. 3d. São Paulo: Editora 34, 2004. MORAES, Raquel de Almeida. Informática da Educação. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. 2. ed. SP: Paulinas, 2000. PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1994. PAPERT, Seymour. Logo: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
TECNOLOGIAS AVANÇADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 13:21:58 (query took 0.122196s)