Nome da Atividade
TÓPICOS EM CIÊNCIAS- ENSINO FUNDAMENTAL
CÓDIGO
0010040
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Ensino de Ciências no Ensino Fundamental, ensino e aprendizagem em projetos de ensino com abordagem de conceitos envolvendo Terra e Universo, Alimentação e saúde, Tecnologia e Sociedade. processos industriais, os materiais e suas transformações. Transversalidade no Ensino de Ciências: Ética, Pluralidade Cultural, Orientação sexual, Trabalho e consumo. Projetos de intervenção no ensino de Ciências.
Objetivos
Objetivo Geral:
Oportunizar a análise e discussão de temas pertinentes do Ensino de Ciências, ressignificando a formação continuada de professores.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental, - Brasilia, DF: MEC/SEF, 1997
- CACHAPUZ, Antonio; GIL-PEREZ, Daniel, CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; PRAIA, Joâo; VILCHES, Amparo. (org.) A necessária renovação no Ensino de Ciências.São Paulo: Cortez, 2005
- CARVALHO, Anna M. Pessoa; GIL-PERÉZ, Daniel. Formação de professores de ciências. São Paulo: Editora Cartez, 2009
- DELIZO(COV, Demõtrio: ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2011
- SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María.(org.) A pesquisa em Ensino de Ciências no 8rasl e suas Metodologias. Ijuí: Editora Unijul, 2011
- SELBACH, Simone. Ciências e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010
- MORAES, Roque (org.). É possível ser construtivista no ensino de ciências† Construtivísmo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000
- lima, Valdereza Marina do Rosário. Pesquisa em sala de aula. Tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: PUCRS, 2002
Bibliografia Complementar:
- TEIXEIRA, P. M, M. (Org.). Ensino de ciências. Pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto: Holos Editora. 2006.
- ROSA, M. I. P. (Org.). Formar: encontros e trajetórias com professores de Ciências. São Paulo: Escrituras Editora, 2005.
- LEITE, Lúcia Helena Alvarez, Pedagogia de Projetos: intervenção no presente. Presença Pedagógica, Belo Horizonte: Dimensão, 1996
- HERNÂNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998
- VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: ARTMED, 1998
- _____,Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Ategre: Artmed, 2000