Nome da Atividade
FISIOLOGIA DO ESTRESSE
CÓDIGO
0018068
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Concepção de planta como um sistema complexo, caracterização do ambiente externo, aspectos gerais da interação planta-ambiente, conceitos e definições gerais e operacionais, plasticidade fenotípica, memória, tolerância cruzada, sinalização e resposta, efeitos de perturbações ambientas sobre o metabolismo primário, aspectos de interação planta-patógeno, técnicas de avaliação de estresse em plantas, exemplos de estresses com causas bióticas e abióticas.
Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina tem como objetivo discutir o conceito de estresse em plantas, bem como apresentar os principais mecanismos envolvidos nas respostas de plantas cultivadas a variados fatores potencialmente estressantes do ambiente (em particular fatores de natureza abiótica). Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam um conhecimento que permita realizar diagnóstico de diferentes estresses em plantas, bem propor possíveis estratégias mitigadoras.Conteúdo Programático
P1.
Introdução e apresentação da disciplina;
O ambiente externo da planta;
Concepção sistêmica de plantas: modularidade e auto-organização.
P2.
Aspectos gerais da interação planta-ambiente;
Relação com a produção vegetal;
Conceito e definição de estresse: um fenômeno multi-escalar;
Definição de conceitos operacionais (homeostase, plasticidade, resistência, tolerância, “evitação”, estabilidade, aclimatação, adaptação).
P3.
Plasticidade fenotípica; memória x esquecimento; memória epigenética e herança pós-transgeracional.
P4.
Como a planta responde ao ambiente?: percepção, sinalização, resposta;
P5.
Resposta geral: processo anti-oxidativo;
Tolerância cruzada mediada por ROS.
P6
Efeitos da variação ambiental sobre a fotossíntese
P7
Efeitos da variação ambiental sobre a respiração
P8
Interação Planta-Patógeno
P9
Técnicas de avaliação de estresse em plantas: um problema de integração entre escalas. Com práticas de instrumentação e análise de dados.
P10.
Plantas como sistemas cognitivos inteligentes
Introdução e apresentação da disciplina;
O ambiente externo da planta;
Concepção sistêmica de plantas: modularidade e auto-organização.
P2.
Aspectos gerais da interação planta-ambiente;
Relação com a produção vegetal;
Conceito e definição de estresse: um fenômeno multi-escalar;
Definição de conceitos operacionais (homeostase, plasticidade, resistência, tolerância, “evitação”, estabilidade, aclimatação, adaptação).
P3.
Plasticidade fenotípica; memória x esquecimento; memória epigenética e herança pós-transgeracional.
P4.
Como a planta responde ao ambiente?: percepção, sinalização, resposta;
P5.
Resposta geral: processo anti-oxidativo;
Tolerância cruzada mediada por ROS.
P6
Efeitos da variação ambiental sobre a fotossíntese
P7
Efeitos da variação ambiental sobre a respiração
P8
Interação Planta-Patógeno
P9
Técnicas de avaliação de estresse em plantas: um problema de integração entre escalas. Com práticas de instrumentação e análise de dados.
P10.
Plantas como sistemas cognitivos inteligentes
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- Grafi, G; Ohad, N. Epigenetic memory and control in plants. Springer, 2013
- Jenks, MA; Hasegawa, PM. Plant abiotic stress (2nd ed). Wiley Blackwell, 2014.
- Azooz, MM; Ahmad, P. Plant-enviromnet interaction. Wiley Blackwell, 2016.
- Thelier, M. Plant responses to enviromental stimuli. Springer, 2017.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 16 | 4 |
Fisiologia Vegetal (Mestrado acadêmico) Fisiologia Vegetal (Doutorado) Horários
|
GUSTAVO MAIA SOUZA Professor Regente |