Nome da Atividade
				INTRODUÇÃO CONCEITUAL À FÍSICA
				CÓDIGO
				0090132
				Carga Horária
				34 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
O conceito de physis: o estudo da natureza. A Matemática como linguagem. Elementos estruturais da Física: conceitos, modelos, leis e teorias. Observação e experimentação; o método experimental. Noções de metodologia científica. Relações da Física com as demais ciências exatas e da natureza. Ética na pesquisa científica. A pesquisa em Física: etapas de formação e mercado de trabalho.
					Objetivos
Objetivo Geral:
A disciplina visa apresentar aos alunos a estrutura conceitual da Física enquanto ciência, através de estudos de caso e demonstrações experimentais.Conteúdo Programático
Introdução à gnoseologia
Breve histórico da Física
O conhecimento matemático
Rudimentos de Metodologia Científica
Ética e Ciência
Etapas de formação e mercado de trabalho
					Breve histórico da Física
O conhecimento matemático
Rudimentos de Metodologia Científica
Ética e Ciência
Etapas de formação e mercado de trabalho
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- HEWITT, Paul G. Física conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.
 - ROCHA, J. F. (Org.) Origens e evolução das ideias da física. Salvador: EDUFBA, 2011.
 - KOCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
 
Bibliografia Complementar:
- TOBIAS, José Antônio. Como fazer sua pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2005.
 - GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
 - LUCIE, Pierre. A gênese do método científico. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1978.
 - AMALDI, Ugo. Imagens da física as ideias das experiências do pêndulo aos quarks. São Paulo: Scipione, 1997.
 - FRAUENFELDER, P. Introduction to physics. Oxford: Pergamon; Reading, 1966