Nome da Atividade
CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
CÓDIGO
0100312
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Introdução às Teorias do Currículo; Constituição dos Currículos e Programas de Matemática no Brasil; Políticas curriculares para a educação básica; Políticas curriculares para formação de professores.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Estudar os conceitos de Currículo, de Políticas Curriculares, de desenvolvimento curricular, de programas e políticas de currículo e suas aproximações com a Educação Matemática.
Específicos:
- Explorar as teorias e concepções de currículo;
- Discutir sobre currículo, cultura e Educação Matemática;
- Considerar o desenvolvimento curricular, os programas, os documentos oficiais, os currículos e resistências.
Conteúdo Programático
- Conceito de currículo;
- Teorias e concepções de currículo;
- Currículo, cultura e Educação Matemática;
- Desenvolvimento curricular e Educação Matemática;
- Programas e políticas de currículo em documentos oficiais de Educação Matemática;
- Currículos e resistências.
- Teorias e concepções de currículo;
- Currículo, cultura e Educação Matemática;
- Desenvolvimento curricular e Educação Matemática;
- Programas e políticas de currículo em documentos oficiais de Educação Matemática;
- Currículos e resistências.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GODOY, Elenilton Vieira; SILVA, Marcio Antonio da; SANTOS, Vinícius de Macedo (org.). Currículos de matemática em debate: questões para políticas educacionais e para pesquisa em educação matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2018.
- SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
- SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
- HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- KNIJNIK, Gelsa et al. Etnomatemática em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
- PIRES, Célia Maria Carolino. Matemática: currículos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 20 | 5 |
Educação Matemática (Mestrado acadêmico) Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) Horários
|
DANIELA STEVANIN HOFFMANN Professor responsável pela turma |