Nome da Atividade
ESTUDOS CULTURAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
CÓDIGO
0100313
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudo e discussão a respeito das diferenças culturais, das concepções de cultura e educação provocando um diálogo entre a educação matemática e a antropologia, a sociologia, a história.
Objetivos
Objetivo Geral:
Geral:Problematizar os conceitos de cultura/s e estudos culturais, a partir de diálogos entre educação, educação matemática, antropologia, sociologia, filosofia e história.
Específicos:
- Compreender algumas discussões sobre os estudos culturais;
- Discutir o conceito de cultura e culturas;
- Estabelecer relações entre educação, educação matemática, antropologia, sociologia, filosofia e história;
- Analisar pesquisas sobre educação matemática e as perspectivas de cultura.
Conteúdo Programático
- Estudos culturais;
- Conceito de cultura/s;
- Culturas, educação, antropologia, sociologia, filosofia e história;
- Educação matemática e cultura/s.
- Conceito de cultura/s;
- Culturas, educação, antropologia, sociologia, filosofia e história;
- Educação matemática e cultura/s.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas (SP): Papirus, 1995. Tradução de Vera Mello Joscelyne. Petrópolis, Vozes, 1997.
- JOHNSON, Richard; ESCOSTEGUY, Ana Carolina; SCHULMAN, Norma. O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
- SARAIVA, Karla; MARCELLO, Fabiana de Amorim (orgs.) Estudos Culturais e Educação: desafios atuais. Canoas: ed. da Ulbra, 2012.
Bibliografia Complementar:
- CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2004.
- GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC,1989.
- GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa.
- HALL, Stuart. A identidade cultural da pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A Editora, 2006.
- SILVA, Tomaz Tadeu. Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2001.