Nome da Atividade
MATEMÁTICA EXPERIMENTAL
CÓDIGO
0108335
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

O processo investigativo matemático e sua relação com as pesquisa nas áreas de Biologia, Física e Química. Justificativas matemáticas para questões contemporâneas e aplicadas. Os diferentes conceitos de equações, funções, construções e interpretações de gráficos e tabelas de valores. A análise combinatória, razões, os tipos de médias, estatística e análise de erros relacionados aos diferentes campos do saber no contexto da escola básica. Construção e exploração de experimentos para o manuseio de materiais, formulação de explicações e conclusões sobre aplicações da matemática nos aspectos científico e humano, privilegiando a interdisciplinaridade.

Objetivos

Objetivo Geral:

--

Conteúdo Programático

--

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALBERTI, Leon Battista. Matemática Lúdica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2006.
  • ALVES, Cândida M; et al. Cem Aulas Sem Tédio. Santa Cruz do Sul: Editora Instituto Padre Reus, 2006.
  • ANTON, Howard; BIVEN, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. Volume 1 e 2. 8ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2007.
  • BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a Geometria Fractal. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
  • BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: Uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
  • FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática. 2ª edição. Campinas: Autores associados, 2007.
  • KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; OLIVEIRA, Cláudio José. (organizadores). Etnomatemática – currículo e formação de professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004.
  • LIPSCHUTZ, Seymour; LIPSON, Marc. Matemática Discreta. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • LORENZATO, Sérgio. O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores associados, 2006.
  • MA, Liping. Saber e Ensinar Matemática Elementar. Lisboa: Gradiva, 2009.
  • MEDEIROS, Valéria Zuma; et al. Pré-Cálculo. São Paulo: Ceangage Learning, 2009.
  • MIGUEL, Antonio [et al.]. História da Matemática em atividades didáticas. 2ª Ed. – São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
  • NETTO, Paulo Oswaldo Boaventura; JURKIEWICZ, Samuel. Grafos: Introdução e Prática. São Paulo: Editora Blücher , 2009.
  • SAFIER, Fred. Pré-Cálculo. Porto Alegre: Bookman, 2003.
  • SPIEGEL, Murray Ralph; STEPHENS Larry J. Estatística. Porto Alegre: Bookman, 2009
  • ZARO, Milton; HILLEBRAND Vicente. Matemática Experimental. 3ª edição. São Paulo: Editora Ática, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • MENDES, Iran Abreu. Matemática e Investigação em sala de aula. 2ª edição. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
  • SPIEGEL, Murray Ralph. Probabilidade e Estatística. São Paulo: McGraw-Hill, 1978.
  • ZILL, Dennis G.; CULLEN, Michael R. Equações Diferenciais. Volume 1 e 2. 3ª edição. São Paulo: Pearson Makron Books, 2007.

Página gerada em 14/11/2024 23:32:24 (consulta levou 0,062432s)