Nome da Atividade
DESIGN PARA PROJETO
CÓDIGO
0110193
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Inserção prática e teórica no design para o desenvolvimento de projetos audiovisuais. Fornecimento de repertórios específicos do design para a direção de arte e projeto de peças promocionais para distribuição audiovisual.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fazer com que o futuro profissional do campo audiovisual tenha competências básicas para dirigir a arte ou auxiliar na definição de projetos em design para produtos audiovisuais e para a produção cultural.

Conteúdo Programático

Unidade I – Aproximações entre design e audiovisual
1.1 Contextualização do design no campo do audiovisual
1.2 Mercado Audiovisual: formatos, públicos, repertórios estéticos e culturais
1.3 A relação entre realizador e designer gráfico no projeto audiovisual
Unidade II – Elementos e práticas do design aplicados ao audiovisual
2.1 Design e método
2.2 Cor e contraste (questões técnicas)
2.3 Grid, enquadramento e espaço off no motion design
2.4 Hierarquia e modularidade dos elementos
2.5 Tipografia aplicada ao audiovisual
2.6 Branding de projeto audiovisual e branding de apoiadores
Unidade III – O design no projeto audiovisual
3.1 Design aplicado ao produto fílmico em créditos e intertítulos
3.2 Motion graphics aplicado à televisão
3.3 Design aplicado à comunicação audiovisual mercadológica
Unidade IV – Pensando o design no projeto de forma estratégica no audiovisual
4.1 Design de peças para distribuição audiovisual
4.2 Design aplicado a produção executiva (apresentação de projetos)
4.3 Branding apoiadores, patrocinadores e de políticas públicas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • LUPTON, Ellen; PHILLIPS, Jennifer Cole. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 741.6 L966n (BCS). 12 exemplares. LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 686.2252 L966p (BCS). 9 exemplares. SILVA, João Guilherme Barone Reis e. Cenários tecnológicos e institucionais do cinema brasileiro na década de 90: comunicação e indústria audiovisual .Porto Alegre: Sulina, 2009. Número de chamada: 791.437 S586c 2009 (BCS). 3 exemplares.

Bibliografia Complementar:

  • DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. 2.ed. São Paulo: Cosacnaify, 2011. Número de chamada: 791.43 D816c 2011 (BCS). 3 exemplares. FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. Número de chamada: 745.4 F954p (BCS). 10 exemplares. GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto : sistema de leitura visual da forma. 6. ed. São Paulo : Escrituras, 2004. Número de chamada: 701.8 G633g 8.ed. (BCS). 4 exemplares. KANDINSKY, Wassily. Ponto e linha sobre plano: contribuição a análise dos elementos da pintura. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Número de chamada: 701.15 K16p (BCS). 3 exemplares. KRASNER, Jon. Motion graphic design: applied history and aesthetics. Amsterdam: Elsevier, 2008. Número de chamada: 745 K89m (BCS). 3 exemplares. LUPTON, Ellen; MILLER, J. Abbott (Org.). ABC da bauhaus: a Bauhaus e a teoria do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008. Número de chamada: 745.4 A134 (BCS). 8 exemplares. SAMARA, Timothy. Grid: construção e desconstrução. São Paulo: Cosac Naify, 2007. Número de chamada: 741.6 S187g (BCS). 12 exemplares. VlLLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Rio de Janeiro: 2AB, 2003. Número de chamada: 745.2 V726q (BCS). 1 exemplar.

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