Nome da Atividade
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA II
CÓDIGO
0110212
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Concepções e escolhas do Diretor de Fotografia, em busca da luz como elemento estrutural e dramático, com vistas à experimentação.

Objetivos

Objetivo Geral:

Identificar as diversas possibilidades e referências na utilização da luz e a densidade dramática que pode ser criada a partir dessas escolhas.

Conteúdo Programático

- Concepção fotográfica do filme
- Escolha estética, dramática e conceitual da luz
- Estrutura do negativo: latitude, contraste, sensibilidade, cor e densidade
- Controle de contraste e exposição
- A textura cinematográfica e os processos de revelação, exposição e filtragem
- Revelação – Cópia – Telecinagem e Intermediação Digital

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALTON, John. Painting with light. England: University of California Press, 2001. [BCS 779 A469p, 2 exemplares]. BROWN, Blain. Motion Picture and Video Lighting. 2ª Ed. Burlington: Elsevier, 2008. [BCS 778.53 B877m, 2 exemplares]. MALKIEWICZ, Kris. Film Lighting: talks with Hollywood's cinematographers and gaffers. New York: Touchestone, 2012. [BCS 791.437 M251f, 2 exemplares].

Bibliografia Complementar:

  • AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. 6. ed. Campinas: Papirus, 2008. [BCS 791.4301 E824, 8 exemplares]. BALLINGER, Alexander. Nuevos directores de fotografía. 2.ed. Madrid: Ocho y Medio, 2006. [BCS 778.53 B192n, 2 exemplares]. BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema. Campinas: Papirus, 2008. [BCP 778791.430233 B729f, 5 exemplares]. BILL, Tony. Movie speak: how to talk like you belong on a film set: and get invited to the four-banger. Nova Iorque: Workman, 2008. [BCS R 791.4302 B596m, 2 exemplares]. BOX, Harry C. Set lighting technician's handbook: film lighting equipment, practice, and electrical distribution. 4th ed. Amsterdã: Focal Press, 2010. [BCS 778.534 B788s, 2 exemplares]. FOSTER, Jeff. The green screen handbook: real-world production techniques. Indiana: Wiley Pub, 2010. [BCS 778.53 F755g, 2 exemplares]. FROST, Jacqueline B. Cinematography for Directors: A Guide for Creative Collaboration. Studio City: Michael Wiese Productions, 2009. [BCS 778.5 F939c, 2 exemplares]. GOODRIDGE, Mike; GRIERSON, Tim. Cinematography. Lewes: Ilex, 2012. [BCS 778.53 G654c, 2 exemplares]. HURKMAN, Alexis Van. Color Correction Handbook. Berkeley: Peachpit Press, 2011. [BCS 778.53 V257c, 2 exemplares]. KENWORTHY, Christopher. Master shots: 100 advanced camera techniques to get an expensive llok on your low budget movie. 2nd ed. Studio City: Michael Wiese Productions, 2012. [BCS 791.430233 K37m, 2 exemplares]. KENWORTHY, Christopher. Master Shots: Volume 2. Michael Wiese, 2011. [BCS 791.430233 K37m, 2 exemplares]. MARTINGELL, Paul. Better location shooting: techniques for video production. Burlington: Focal Press, 2008. [BCS 791.450232 M385b, 2 exemplares]. MALKIEWICZ, Kris; MULLEN, M. David. Cinematography: a guide for filmmakers and film teachers. 3rd ed. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2005. [BCS 778.5 M251c, 2 exemplares]. TAUB, Eric. Gaffers, grips, and best boys. [2nd ed.]. Nova Iguacu: St. Martin's Griffin, 1994. [BCS 7

Página gerada em 22/12/2024 10:52:50 (consulta levou 0,082139s)