Nome da Atividade
ADMINISTRAÇÃO RURAL E EMPREENDEDORISMO
CÓDIGO
01180025
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Apresentar a estrutura, organização e dinâmica de funcionamento das principais cadeias
produtivas do agronegócio brasileiro e a sua inserção competitiva no mercado,
proporcionando conhecimentos nas áreas de administração e empreendedorismo.

Objetivos

Objetivo Geral:

Apresentar a estrutura, organização e dinâmica de funcionamento das principais cadeias
produtivas do agronegócio brasileiro e a sua inserção competitiva no mercado,
proporcionando conhecimentos nas áreas de administração e empreendedorismo.

Conteúdo Programático

UNIDADE 01. Administração
a. Histórico e Evolução da Administração
b. Administração como Ciência
c. Evolução da Teoria Administrativa
UNIDADE 02. Agronegócios
a. Conceitos
b. Economia e Mercados
c. Gestão de Cadeias de Fornecedores no Agro
UNIDADE 03. Administração Financeira
a. Conceito e Aplicações
b. Fundamentos de Contabilidade

3

c. Análise Gerencial de Custos
UNIDADE 04. Cenário Internacional e Brasileiro do Agronegócio
a. Os Acordos Internacionais – GATT/OMC; PAC/UE; etc;
b. A Inserção Internacional do Agronegócio Brasileiro.
UNIDADE 05. Estrutura e Organização do Sistema Agroindustrial
a. Os Ambientes Institucional e Organizacional.
b. As Diferentes Visões do Sistema Agroindustrial.
c. As Dimensões e Agentes do Agronegócio.
UNIDADE 06. A Competitividade e o Processo de Inovação na Agricultura
a. A abordagem evolucionária da inovação;
b. Exemplos de inovações recentes nas áreas da Engª Agrª.
UNIDADE 07. Comercialização Agrícola
a. Mercado spot;
b. Mercado à termo;
c. Mercado futuro (operações de hedge e opções);
UNIDADE 08. Introdução ao empreendedorismo
a. Vídeo sobre empreendedorismo no Agronegócio
b. Exercício Visionário
c. Conceito de Empreendedorismo e Pensadores da área
d. O papel dos empreendedores na Sociedade
UNIDADE 09. Características empreendedoras
a) Atividade - Meus sonhos
b) Questionário de motivações
c) Perfil empreendedor
UNIDADE 10. Avaliando possibilidades de empreender
a) Ideias e Oportunidades
b) Filtro de ideias
UNIDADE 11. Modelagem de negócio
a) Introdução ao CANVAS
b) Filme sobre Canvas
c) Exercício de Canvas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7.ed. São Paulo: Elsevier, 2003. BATALHA, M. O. (org.) Gestão Agroindustrial. GEPAI/UFSCar: São Paulo, 2009. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008. SEBRAE, Metodologia para a oferta de disciplina de empreendedorismo. 2013

Bibliografia Complementar:

  • CHER, Rogério. O meu próprio negócio. 1ª Ed., Rio de Janeiro: Campus, 2003. HISRICH, Robert D; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5.ed., Porto Alegre: 2004. LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresas. 2ª. Ed., São Paulo: Atlas, 2001. CLEGG, Stewart; HARDY, Cynthia; NORD, Walter R (Org.). Handbook de estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 2014. 3 v. DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): práticas e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2010. 378 p. KWASNICKA, Eunice Lacava. Teoria geral da administração: uma síntese. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989. 183 p.

Página gerada em 22/12/2024 13:21:05 (consulta levou 0,119495s)