Nome da Atividade
MÉTODOS QUALITATIVOS
CÓDIGO
01180041
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Introdução a abordagem qualitativa de pesquisa; pesquisa qualitativa e interdisciplinaridade; métodos de pesquisa e técnicas de coleta e análise de dados; tecnologia aplicada à análise de dados qualitativos.
Objetivos
Objetivo Geral:
Apresentar os pressupostos e os fundamentos da pesquisa qualitativaConteúdo Programático
Definição de Pesquisa Qualitativa
Método Hipotético Dedutivo. Método indutivo
O delineamento em pesquisa qualitativa. triangulação, validação, generalização, amostragem
Estudos de caso
Pesquisa ação
Análise qualitativa comparativa (QCA)
Método Processual
Métodos mistos
Técnicas de coleta: análise documental, entrevista, observação
Grupos focais
Mapas cognitivos
Análise de documentos, entrevista, observação, grupos focais: análise de conteúdo e análise do discurso
Tecnologias na análise de conteúdo e análise do discurso
Comunicação: redação e normas
Método Hipotético Dedutivo. Método indutivo
O delineamento em pesquisa qualitativa. triangulação, validação, generalização, amostragem
Estudos de caso
Pesquisa ação
Análise qualitativa comparativa (QCA)
Método Processual
Métodos mistos
Técnicas de coleta: análise documental, entrevista, observação
Grupos focais
Mapas cognitivos
Análise de documentos, entrevista, observação, grupos focais: análise de conteúdo e análise do discurso
Tecnologias na análise de conteúdo e análise do discurso
Comunicação: redação e normas
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VASCONCELOS, E. M. (2002) Complexidade e pesquisa interdisciplinar: epistemologia e metodologia operativa. Petrópolis: Vozes.
- Hoff, D. N., et al. (2011). "Os desafios da pesquisa e ensino interdisciplinares." Revista Brasileira de Pós-Graduação 4(7).
- Siggelkow, N. (2007). "Persuasion with case studies." Academy of Management Journal 50(1): 20-24.
- Tripp, D. (2005). "Pesquisa-ação: uma introdução metodológica." Educação e pesquisa 31: 443-466.
- Monceau, G. (2005). "Transformar as práticas para conhecê-las: pesquisa-ação e profissionalização docente." Educação e pesquisa 31: 467-482.
- Kripka, R. M. L., et al. (2015). "Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização." Revista de investigaciones UNAD 14(2): 55-73.
- SCHNEIDER, C. Q. and C. WAGEMANN (2012) Set-theoretic methods for the social sciences: A guide to qualitative comparative analysis. Cambridge: University Press.
- MARCONATTO, D., et al. (2020) The governance of solidarity economy organizations and their impact on community: a configurational approach. International Review of Applied Economics: 1-24.
- HOFF, D. (2011). "A história importa: proposta de estrutura analítica para o estudo de path-dependence." Ensaios FEE 32(1).
- Creswell, J. W. and V. L. P. Clark (2011). The Foundations of Mixed Methods Research. Designing and Conducting Mixed Methods Research. Thousand Oaks, Sage Publications: 19-54.
- Couto Ferrazza, C. A. and J. S. Colomé (2021). "Focal group as a research tool in health." Disciplinarum Scientia| Saúde 22(3): 1-9.
- KITCHIN, Rob; FREUNDSCHUH, Scott (ed.) (2018). Cognitive maping: past, present and future. Londres: Routledge, 279 p. (Frontiers of Cognitive Science).
- EDEN, Colin et al. (2004)Analyzing cognitive maps to help structure issues or problems. European Journal Of Operational Research, [S.L.], v. 159, n. 3, p. 673-686, dez.4. Elsevier BV.
- Caregnato, R. C. A. and R. Mutti (2006). "Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo." Texto & Contexto-Enfermagem 15: 679-684.
- Mendes, R. M. and R. G. S. Miskulin (2017). "A análise de conteúdo como uma metodologia." Cadernos de Pesquisa 47: 1044-1066.
- BARDIN, L. (2015) Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
- Sousa, J. R. and S. C. M. dos Santos (2020). "Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa: modo de pensar e de fazer." Pesquisa e Debate em Educação 10(2): 1396-1416.
- MINAYO, M. C.S.; DESLANDES, S.F.; GOMES, R. (2010) Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29ª ed. Petrópolis: Vozes.
- THIOLLENT, M. J. M. (2011). Metodologia de Pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez. 132p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T1 | 2024 / 2 | 30 | 14 |
Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (Mestrado acadêmico) Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado) Horários
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FELIPE FEHLBERG HERRMANN Professor Regente MARIELEN PRISCILA KAUFMANN Professor responsável pela turma PATRÍCIA MARTINS DA SILVA Professor Regente MARIO CONILL GOMES Professor Regente MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS Professor Regente ALAIN HERNANDEZ SANTOYO Professor Regente |