Nome da Atividade
PROJETO DE ARQUITETURA 3
CÓDIGO
0120156
Carga Horária
136 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 6 / Sem
exame

Ementa

Fundamentos conceituais e metodológicos da prática de projeto de arquitetura. Estudo das relações entre programas de necessidades, sítios e locais e seus entornos naturais e construídos, e a constituição do espaço arquitetônico. Estudo dos edifícios públicos na escala do bairro.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Etapa conceitual: dados preliminares para desenvolvimento do projeto.
1.1. Estudo do programa: questões pragmáticas, representativas, simbólicas.
1.2. Estudo do lugar. Sítio e entorno imediato: Aspectos físicos, culturais, históricos e referentes à legislação urbanística.
1.3. Estudo das possibilidades construtivas.
1.4. Análise de projetos referenciais e precedentes.
1.5. Conceituação geral do projeto: definição das idéias geradoras e dos conceitos norteadores e do problema de projeto.
Unidade 2 – Lançamento do partido: definição das estratégias de projeto a partir da conceituação.
2.1. Implantação e estrutura formal.
2.2. Volumetria, organização do programa, acessos e fluxos, definição de sistemas construtivos.
Unidade 3 – Estudo preliminar: desenvolvimento do projeto.
3.1. Definição espacial e organizacional: tratamento dos espaços internos e externos.
3.2. Representação do projeto: planta baixa, seções, elevações, elaboração de desenhos e maquetes.
Unidade 4 – Anteprojeto e detalhamento: consolidação do projeto.
4.1. Definição geral dos principais aspectos de projeto.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CHING, Frank. Arquitectura: forma ,espacio y ordem. Ed. Gustavo Gilli, México, 1991.
  • CLARK, Roger e PAUSE, Michael. Arquitectura: temas de composición. México D.F., Gustavo Gili, 1982.
  • HERTZBERGER, Herman. Lições de arquitetura. Martins Fontes, São Paulo, 1996.
  • IBAM. Manual para elaboração de projetos de edifícios escolares na cidade do rio de janeiro: pré-escola e 1ºgrau. IBAM/CPU, PCRJ/SMU. Rio de Janeiro, 1996.
  • MIGUEL, Juliano, CORRÊA, Cristiane. Edifícios Escolares. Ateliê Editorial, São Paulo, 2002.
  • SILVA, Elvan. Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre, Ed. Ufrgs, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • ARAVENA, Alejandro (ed.). Material de Arquitectura. Santiago de Chile: Ediciones ARQ, 2003.
  • BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Tijuca Ltda.
  • BENTLEY, Ian et all. Entornos Vitales, hacia un diseño urbano y arquitectônico más humano – manual práctico. Ed. Gustavo Gilli, Barcelona, 1999.
  • COMAS, Carlos Eduardo Dias (org.). Projeto Arquitetônico. Disciplina em crise, disciplina em renovação. SP, Projeto Editores Associados Ltda., 1986.
  • LOUREIRO, Cláudia e AMORIM, Luiz. Por uma arquitetura social: a influência de Richard neutra em prédios escolares no Brasil. São Paulo: Vitruvius 2002. Disponível em http://www.vitruvius.com.br/arquitextos/arq020/arq020_03.asp.
  • MAHFUZ, Edson da Cunha. Ensaio sobre a razão compositiva. Belo Horizonte, AP Cultural, 1995.
  • MARTÍNEZ, Alfonso Corona. Ensayo sobre el Proyecto. Buenos Aires, CP67, 1991.
  • MONTANER, Josep Maria. Después del Movimiento Moderno. Arquitectura de la segunda mitad del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 1993.
  • MONTANER, Josep Maria. Las formas del siglo XX. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.
  • PERES, Fernando, ARAVENA, Alejandro, QUINTANILLA, Jose. Los hechos de la arquitectura. Santiago de Chile: Ediciones ARQ, 2007.
  • PIÑON, Helio. Teoria do Projeto. Porto Alegre: Livraria do Arquiteto, 2006.
  • QUARONI, Ludovico. Proyectar um edifício: ocho lecciones de arquitectura. Bilbao: Xarait Ediciones S. A., 1987.

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