Nome da Atividade
ADVERSIDADES CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA
CÓDIGO
01210172
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

Fundamentos sobre a formação, previsão e determinação dos fenômenos climáticos adversos: temperaturas extremas, déficit hídrico, chuvas excessivas, granizo e vento. Medidas para controle ou combate das adversidades climáticas. Influência das adversidades climáticas na produção das principais espécies cultivadas.

Objetivos

Objetivo Geral:

Estudo das principais adversidades climáticas de interesse às plantas cultivadas visando o planejamento de uso do ambiente agrícola, épocas adequadas ao cultivo e ajuste às práticas agrícolas. Utilizar a proteção, ou supressão, de fatores adversos da produção agrícola que tenham conteúdo meteorológico.

Conteúdo Programático

1) VENTO COMO FENÔMENO ADVERSO À AGRICULTURA.
a) Aparelhos e medida;
b) Vento. Vento na superfície e ventos predominantes. Efeitos diretos e indiretos sobre o desenvolvimento e a produtividade dos cultivos;
c) Quebra-vento. Uso e planejamento de sistemas de quebra-vento. Proteção de plantas com quebra-vento. Efeitos do quebra-vento na redução da velocidade do vento e na eficiência de uso da água. Qualidade da produção e produtividade das plantas ao quebra-vento.

2) TEMPERATURAS EXTREMAS
a) Aparelhos e medida;
b) Efeitos de altas temperaturas. Importância para a produção agrícola e aplicações práticas;
c) Efeitos de baixas temperaturas: geadas e plantas cultivadas. Importância econômica da geada na agricultura. Mecanismos físicos e biológicos da sua formação. Tipos de geadas. Métodos preventivos e de combate.

3) PRECIPITAÇÃO PLUVIAL
a) Aparelhos e medida;
b) Chuvas excessivas: Processos de formação. Classificação da precipitação. Cálculo de probabilidade de ocorrência e período de retorno. Efeitos do excesso hídrico sobre o desenvolvimento das plantas cultivadas e sobre a produção agrícola. Medidas para reduzir os danos de altas precipitações na produção agrícola;
c) Granizo: Natureza do fenômeno e condições favoráveis para a formação. Previsão e métodos de proteção e combate. Danos causados em espécies vegetais e impactos sobre a produção agrícola.

4) SECA
a) Tipos de seca: permanente, sazonal, ocasional e invisível.
b) Balanço hídrico. Caracterização dos efeitos da deficiência hídrica sobre os cultivos. Impacto da seca na produção agrícola.
c) Práticas para diminuir o impacto das secas.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ADVERSIDADES CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico)
ADVERSIDADES CLIMÁTICAS NA AGRICULTURA Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado)

Página gerada em 26/07/2025 05:32:17 (consulta levou 0,126787s)