Nome da Atividade
FENOLOGIA DE CULTURAS ANUAIS E PERENES
CÓDIGO
0218080
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Entender os principais conceitos envolvidos em estudos do desenvolvimento vegetal. Apresentação das escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes. Descrição e análise dos critérios utilizados em cada escala de desenvolvimento e estudo dos principais fatores ecológicos que governam a taxa de desenvolvimento em cada fase do ciclo de desenvolvimento. Estudo de modelos matemáticos que podem ser empregados na simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento e da taxa de emissão de folhas.
Objetivos
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
Unidade 1 – Importância e principais aplicações da fenologia.
Unidade 2 – Conceitos: Crescimento e desenvolvimento vegetal, estágio de desenvolvimento, fase de desenvolvimento, sub-período de desenvolvimento, tempo fisiológico, temperaturas cardinais, modelo, simulação, fitômero, filocrono, plastocrono.
Unidade 3 - Soma térmica
3.1 Métodos de cálculo da soma térmica.
3.2 Usos e limitações da metodologia da soma térmica.
Unidade 4 – Fotoperíodo
4.1 Cálculo do fotoperíodo.
4.2 Tempo fototérmico ou heliotérmico
Unidade 5 – Emissão de folhas
5.1 Importância como medida de tempo fisiológico
5.2 Conceito e estimativa do filocrono.
Unidade 6 – Escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes
6.1 Cereais de inverno (trigo, cevada, triticale) e de verão (milho e arroz).
6.2 Leguminosas de verão: feijão e soja.
6.3 Oleaginosas: girassol e canola.
6.4 Culturas de reprodução assexuada: mandioca, batata, morango e cana-de-açúcar.
6.5 Hortaliças: cucurbitáceas, solanáceas, aliáceas, brassicáceas, alface e ervilha.
6.6 Frutíferas: pessegueiro, macieira, videira, citros.
Unidade 7 – Simulação do desenvolvimento vegetal
7.1 Taxa de desenvolvimento vegetal.
7.2 Funções de resposta aos fatores abióticos temperatura e fotoperíodo.
7.3 Simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento.
7.4 Simulação do aparecimento de folhas e do número final de folhas.
Unidade 2 – Conceitos: Crescimento e desenvolvimento vegetal, estágio de desenvolvimento, fase de desenvolvimento, sub-período de desenvolvimento, tempo fisiológico, temperaturas cardinais, modelo, simulação, fitômero, filocrono, plastocrono.
Unidade 3 - Soma térmica
3.1 Métodos de cálculo da soma térmica.
3.2 Usos e limitações da metodologia da soma térmica.
Unidade 4 – Fotoperíodo
4.1 Cálculo do fotoperíodo.
4.2 Tempo fototérmico ou heliotérmico
Unidade 5 – Emissão de folhas
5.1 Importância como medida de tempo fisiológico
5.2 Conceito e estimativa do filocrono.
Unidade 6 – Escalas de desenvolvimento das principais culturas agrícolas anuais e perenes
6.1 Cereais de inverno (trigo, cevada, triticale) e de verão (milho e arroz).
6.2 Leguminosas de verão: feijão e soja.
6.3 Oleaginosas: girassol e canola.
6.4 Culturas de reprodução assexuada: mandioca, batata, morango e cana-de-açúcar.
6.5 Hortaliças: cucurbitáceas, solanáceas, aliáceas, brassicáceas, alface e ervilha.
6.6 Frutíferas: pessegueiro, macieira, videira, citros.
Unidade 7 – Simulação do desenvolvimento vegetal
7.1 Taxa de desenvolvimento vegetal.
7.2 Funções de resposta aos fatores abióticos temperatura e fotoperíodo.
7.3 Simulação da data de ocorrência dos principais estágios de desenvolvimento.
7.4 Simulação do aparecimento de folhas e do número final de folhas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- MONTEIRO, J.E. (org.) Agrometeorologia dos cultivos: o fator meteorológico na produção agrícola. Brasília: INNET, 2009, 530p.
- HODGES, T. Predicting crop phenology. Boca Raton: CRC, 1991. 233 p.
- PENNING de VRIES, F.W.T. et al. Simulation of ecophysiological processes of growth in several annual crops. Wageningen: Pudoc, 1989. 271p.
Bibliografia Complementar:
- BISOGNIN, D.A.; STRECK, N.A. Desenvolvimento e manejo das plantas para alta produtividade e qualidade da batata. Itapetininga: Associação Brasileira da Batata, 2009. 30p.
- COUNCE, P.A.; KEISLING, T.C.; MITCHELL, A.J. A uniform, objective, and adaptive system for expressing rice development. Crop Science, Madison, v.40, n.2, p. 436-443, 2000.
- CUNHA, G. Lidando com riscos climáticos. Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2004. 400p.
- GOMES, A.S.; MAGALHÃES Jr, A.M. Arroz irrigado no Sul do Brasil. Brasilia: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. 899p.
- McMASTER, G.S.; WILHELM, W.W. Growing degree-days: One equation, two interpretations. Agricultural and Forest Meteorology, Amsterdam, v.87, p.291-300, 1997.
- STRECK, N.A.; WEISS, A.; XUE, Q.; BAENZIGER, P.S. Improving predictions of developmental stages in winter wheat: A modified Wang and Engel model. Agricultural and Forest Meteorology, Amsterdam, v. 115, n.3-4, p.139-150, 2003.
- STRECK, N.A. ; BOSCO, L.C.; LAGO, I. Simulating Leaf Appearance in Rice. Agronomy Journal, Madison, v.100, p. 490-501, 2008.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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T2 | 2024 / 2 | 15 | 2 |
Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Mestrado acadêmico) Sistemas de Produção Agrícola Familiar (Doutorado) Horários
|
ROBERTO TRENTIN Professor responsável pela turma EDGAR RICARDO SCHOFFEL Professor Regente |