Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA
CÓDIGO
0228066
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Epistemologia da ciência. Ciência, tecnologia, inovação, legado. Boas práticas na pesquisa. Geração de conhecimento científico e tecnológico, impacto em inovação. Pesquisa científica, tecnológica e inovação. Fenômenos e questões tecnológicas. Formulação de questões de pesquisa, hipóteses, testes de hipótese, desenhos experimentais, variáveis, robustez, obtenção de dados, transformação de dados em conhecimento. Popularização do conhecimento. Propriedade intelectual. Cientometria. Comunicação científica. Redação. Impactos e repercussões.

Objetivos

Objetivo Geral:

Formular questões de pesquisa, hipóteses, testes de hipótese, desenhos experimentais, variáveis, robustez, obtenção de dados, transformação de dados em conhecimento. Popularização do conhecimento. Propriedade intelectual. Cientometria. Comunicação científica. Redação. Impactos e repercussões.

Conteúdo Programático

Boas práticas na pesquisa: teorias e exercícios

Epistemologia da ciência: ciência, tecnologia, inovação, fenômenos, questões, método, metodologia, conhecimento.

Conhecimento: leis e teoria. Visão holística, problemáticas, natureza, interesses, objetivos, funções, caráter hipotético

Teorias científicas: observação, experimentação, indução, dedução, inferência, análise, síntese, métodos

Pesquisa: fenômenos, problemas, formulação de questões, referencial teórico, hipótese, objetivos, desenho experimental, variáveis, dados, resultados, conhecimento, conclusões, comunição, repercussão

Projetos técnico-científicos

Redação científica e tecnológica

Cientometria

Normativas

Popularização do conhecimento

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ABRAGANNO (2013). Dicionário de fislosofia. 3 ed. SP, 256p.ALVES, R. (1999).
  • APPOLINÁRIO, F. (2004). Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004. 300 p.
  • ECO, U. (1999). Como se faz uma tese. 15 ed. SP Perspectiva. 125p.
  • LAROUSSE, O. (2007). La science et la technologia sont-elles compatibles? Louvier, 265p.
  • MCELHENY, V. K. (2004), Watson & DNA: Making a scientific revolution, Elsevier, 354p.
  • Hugh G. Gauch Jr (2016). Scientifi method in practice, Cambridge, 416p
  • MORIN, E. (1998). O método. Porto Alegre. Sulinas, 154p.
  • NASCIMENTO, D. (2002). Metodologia do trabalho científico: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002. 190 p.
  • PIMENTEL, LO. (2014) Propriedade intelectual e universidade. Boiteux, 2 ed. 182p.
  • ZIMAN, J. (2000). Real Science: what it is, and what it means. Cambridge, UK: Cambridge University Press. 354p.
  • RUAN, A. (2008). Epistemologia da ciência. SP, Varsóvia, 254p
  • ROMBALDI, C.V. et al (2020). Boas práticas na pesquisa. https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/files/2020/09/Guia-de-Boas-Praticas-em-Pesquisa-Cientifica-na-UFPel_Final.pdf
  • SHIMONY, A. (1993). Search for a Naturalistic World View: Vol. 1, Scientific Method and Epistemology, Vol. 2, Natural Science and Metaphysics, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 231p

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