Nome da Atividade
INTERVENÇÕES MEDIADAS POR ANIMAIS II
CÓDIGO
02510049
Carga Horária
93 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
93
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
93
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Ênfase em Atividades Mediadas por Animais - Formação do estudante em conhecimentos sobre o desenvolvimento de atividades mediadas por cães, com enfoque no bem estar dos animais e cuidados paliativos na saúde, através de aulas expositivas, estudo e discussão de casos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Capacitar o Médico Veterinário residente em atividades Mediadas por Animais - Formação do estudante em conhecimentos sobre o desenvolvimento de atividades mediadas por cães, com enfoque no bem estar dos animais e cuidados paliativos na saúde, através de aulas expositivas, estudo e discussão de casos.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRADSHAW, J. Cão Senso. Record ed. RJ. 2012. 405p CHELINI, M.O.M.; OTTA, E. Terapia assistida por animais. São Paulo: Manole, 2016. 364p. COLLINS, S. Cachorros falam- Entenda a linguagem corporal dos cães- Ediouro Publicações ed. RJ. 2007.127p DOTTI, J. Terapia & Animais. São Paulo: Livrus, 2014. 309p. FARACO, C.B.; PIZZINATO, A.; CSORDAS, M.C.; MOREIRA, M.C.; ZAVASCHI, M.L.S.; TATIANE, S.; OLIVEIRA, V.L.S.; BOSCHETTI, F.L.; MENTI, M.M. Terapia mediada por animais e saúde mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre – TAA Parte III. Red de Revistas Cient. de Amer. Lat. y Car., v. 6, p.231-236, 2009. JORGE, S.S.; BARBOSA, M.J.B.; WOSIACKI, S.R.; FERRANTE, M. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. PUBVET, v.12, n.11, a205, p.1-9, 2018. KRUG, F.D.M.; LIMA, C.M.; PEREIRA, V.R.; RODRIGUES, M.R.M.; MECHEREFFE, B.M.; CAPELLA, S.O.; NOBRE, M.O. Braz. J. Hea. Rev., v. 2, n. 6, p. 4926-4936, 2019. LIMA, A.S; SOUZA, M.B. Os benefícios apresentados na utilização da terapia assistida por animais: revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v.12, n.10, 2018. LIMA, C.M.; NUNES. D.M.; KRUG, F.D.M.; NOBRE, M.O. Educação assisitida por animais: estratégia promissora no âmbito escolar. Rev. Bra. Edu. Saúde, v.8, n.4, p. 54-57. 2018 MARTINS, M.F. Zooterapia ou terapia assistida por animais (TAA). Nosso Clínico. v.40, p.22-26, 2004. MENEGAZZO, A.D.; SOUZA, V.S.W.; CONCEIÇÃO, J.S.; FIÓRIO, F.B. Influência da cinoterapia e perfil do animal durante exercícios fisioterapêuticos na Síndrome de Smith Lemli Optiz. FisiSenectus, v.3, n. 1, p. 29-37, 2015. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.; CANIELLES, C.; PEREIRA, C. S. Intervenções Assistidas por Animais: Uma nova perspectiva na educação. Revista Eletrônica de Veterinária, v.18, n.2, p. 1-8, 2017. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.;RIBEIRO, V.P.; NOGUEIRA, M.T.D..; CANIELLES. C.; TILLMANN. M.T. Projeto Pe

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