Nome da Atividade
MÓDULO PRÁTICO EM INTERVENÇÕES MEDIADA POR ANIMAIS I
CÓDIGO
02510052
Carga Horária
1152 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1152
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1152
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Atividades, terapia e educação mediada por animais junto a instituições que abrigam/atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos com síndromes mentais, com deficiência de aprendizagem, ou pacientes hospitalizados, sendo o desenvolvimento das ações traçados em conjunto com profissional da área da saúde ou da educação das instituições atendidas. Levando-se em conta os cuidados higiênico-sanitário dos cães e o seu bem-estar.

Objetivos

Objetivo Geral:

Proporcionar ao Médico Veterinário a vivência prática da terapia e educação mediada por animais junto a instituições que abrigam/atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos com síndromes mentais, com deficiência de aprendizagem, ou pacientes hospitalizados, sendo o desenvolvimento das ações traçados em conjunto com profissional da área da saúde ou da educação das instituições atendidas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRADSHAW, J. Cão Senso. Record ed. RJ. 2012. 405p CHELINI, M.O.M.; OTTA, E. Terapia assistida por animais. São Paulo: Manole, 2016. 364p. COLLINS, S. Cachorros falam- Entenda a linguagem corporal dos cães- Ediouro Publicações ed. RJ. 2007.127p DOTTI, J. Terapia & Animais. São Paulo: Livrus, 2014. 309p. FARACO, C.B.; PIZZINATO, A.; CSORDAS, M.C.; MOREIRA, M.C.; ZAVASCHI, M.L.S.; TATIANE, S.; OLIVEIRA, V.L.S.; BOSCHETTI, F.L.; MENTI, M.M. Terapia mediada por animais e saúde mental: um programa no Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência em Porto Alegre – TAA Parte III. Red de Revistas Cient. de Amer. Lat. y Car., v. 6, p.231-236, 2009. JORGE, S.S.; BARBOSA, M.J.B.; WOSIACKI, S.R.; FERRANTE, M. Contribuições das intervenções assistidas por animais para o desenvolvimento de crianças. PUBVET, v.12, n.11, a205, p.1-9, 2018. KRUG, F.D.M.; LIMA, C.M.; PEREIRA, V.R.; RODRIGUES, M.R.M.; MECHEREFFE, B.M.; CAPELLA, S.O.; NOBRE, M.O. Braz. J. Hea. Rev., v. 2, n. 6, p. 4926-4936, 2019. LIMA, A.S; SOUZA, M.B. Os benefícios apresentados na utilização da terapia assistida por animais: revisão de literatura. Revista Saúde e Desenvolvimento, v.12, n.10, 2018. LIMA, C.M.; NUNES. D.M.; KRUG, F.D.M.; NOBRE, M.O. Educação assisitida por animais: estratégia promissora no âmbito escolar. Rev. Bra. Edu. Saúde, v.8, n.4, p. 54-57. 2018 MARTINS, M.F. Zooterapia ou terapia assistida por animais (TAA). Nosso Clínico. v.40, p.22-26, 2004. MENEGAZZO, A.D.; SOUZA, V.S.W.; CONCEIÇÃO, J.S.; FIÓRIO, F.B. Influência da cinoterapia e perfil do animal durante exercícios fisioterapêuticos na Síndrome de Smith Lemli Optiz. FisiSenectus, v.3, n. 1, p. 29-37, 2015. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.; CANIELLES, C.; PEREIRA, C. S. Intervenções Assistidas por Animais: Uma nova perspectiva na educação. Revista Eletrônica de Veterinária, v.18, n.2, p. 1-8, 2017. NOBRE, M. O.; KRUG, F. D.; CAPELLA, S. O.;RIBEIRO, V.P.; NOGUEIRA, M.T.D..; CANIELLES. C.; TILLMANN. M.T. Projeto Pe

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